sábado, julho 01, 2006

Possibilidades

Já há tempos pensava em abrir um blog que fosse diferente de alguma forma. Nada daquele papo afetado de "especial pra mim", não é isso. Era um blog que fosse como uma coluna, tratando do meu contato com a cultura pop – que me cutuca diariamente em busca de comentários.

A Serial Frila está lá, à minha disposição, no velho SoBReCarGa, mas ela tem seus limites... Ficava me sentindo um pouco preso a arranjar temas para escrever colunas cheias, até que resolvi fazer uma em estilo de postagens (veja) e gostei muito do resultado (apesar de uma confusão que arrumei entre uns posts e só vi depois). Não sou editor lá, não concordo com muito do que ocorre no site. Além disso, queria publicar sobre tudo e responder apenas a mim mesmo, ao meu formato, minha linguagem, e sustentar uma multi-coluna que viesse de produção independente tanto quanto possível. A formação da coisa? Mais ou menos essa descrição confusa em cinza aí, ao lado do título e com meu nome assinando a bagunça.

Então, tive esse "clique" com a tal coluna-post e criei esse endereço aqui no Blogger, sem configurar, sem muita coisa (ainda). Escrevo este post inicial só como um teste para ajeitar os espaços. Vamos ver se morre aqui ou se, por alguma razão, acabo saindo de um grande site que promove muita exposição para um mero blogzinho pessoal, que nada trataria de política, vida pessoal ou mesmo de meros gostos. Formam-se opiniões sobre desgostos também...

O lema do blog seria "cultura pop tratada muito a sério, e só"! Com esse "a sério", quero enfatizar o respeito por uma cultura que não é muito respeitada, mas que, ao mesmo tempo, não tem barreiras de países ou línguas e abraça muitas gerações interessadas em conhecer e consumir. Enfatizo o respeito que considero obrigatório para se publicar jornalismo – informações, grafias, nomes e títulos de forma correta –, um ponto fundamental pra mim e, acredito, para qualquer jornalista e fanático pela cultura pop que não está por aí de oba-oba. Também respeito com a formatação, com a teoria da notícia e da análise, com a pertinência de conteúdo, com os fundamentos nas argumentações, com apuração das infindáveis relações que existem entre quadrinhos, TV, filmes, bandas, músicas, lançamentos, tecnologias, movimentos, DVDs e essa bagunça que é a internet. E muito respeito ao português, coisa raríssima em blogs e sites de cultura pop, escritos de qualquer jeito por qualquer um.

Tentemos a sério, então. Bem-vindo a uma possibilidade.