Ah, as "misturas pop"... Taí um assunto que sempre me agrada.
Quem diria que Hugh Laurie, o carrancudo Dr. House da série homônima, realmente conhece de perto aquele piano ao lado do qual sempre aparece na TV. A supresa maior é que não apenas ele toca mesmo na série como também tem uma banda fora das telas.
O nome é The Band From TV, mas durante um tempo os amigos também se chamaram "Battle of The Network Stars" (ou apenas BNS), provavelmente como uma piada interna. A mudança ocorreu há poucos meses, quando uma formação mais definitiva se estabeleceu, trazendo uma coleção de caras televisivas famosas. Tomar os integrantes em separado é bem bacana, quer ver?
- Greg Grunberg é o mentor e baterista do projeto. Você já viu esse cara em algum lado: ele é amigão do produtor J.J. Abrams e tinha papéis fixos em Alias e Felicity, além de participações menores em Missão: Impossível III e como o piloto do avião em Lost - todas produções de Abrams. Num dos episódios mais recentes de House, transmitido no Brasil há pouco tempo, Grunberg ganhou o papel do marido indeciso de uma doadora de órgãos. Foi então que conheceu Laurie e chamou o inglês pra tocar teclados em sua banda beneficente, que já existia. Grunberg volta à TV em breve na série Heroes.
- Você conhece James Denton como o bonitão Mike Delfino, o namorado de Teri Hatcher em Desperate Housewives. Na banda, 'Jamie' Denton é o guitarrista; na série, terminou a última temporada atropelado de propósito numa cena bem feia e voltará em coma na próxima leva de episódios. Denton e o baterista se conheceram durante eventos de caridade.
- Bonnie Somerville deve ser mais conhecida dos fãs de séries como a Mona, uma das namoradas do Ross mais pro fim de Friends, e como uma certa Rachel Hoffman, personagem recorrente em The OC. Somerville já dava seus pulinhos como cantora desde quando ainda namorava o astro de Scrubs, Zach Braff. Ela gravou até uma faixa ("Winding Road") especialmente encomendada por ele para a trilha sonora do filme Hora de Voltar (Garden State), o belo projeto que Braff escreveu, dirigiu e protagonizou em 2004.
- Na primeira temporada de The Bachelorette, Bob Guiney era apenas o balofo rejeitado. Depois, emagreceu e passou por uma transformação completa para virar "o perseguido" numa temporada de The Bachelor só pra ele. Enquanto esteve na TV, Guiney já anunciava que era músico e que tinha um CD a caminho. O disco saiu mesmo em 2003, com o nome de 3 Sides. Na Band From TV, os principais vocais masculinos ficam a cargo do rapaz. Guiney também conheceu Grunberg em eventos de caridade.
Completam a formação mais dois guitarristas (Rich Winer e Chris Kelly), outro tecladista (Barry Sarna) e um baixista (Brad Savage), todos amigos pessoais de Grunberg.
Os nove músicos tocam só covers famosas e estão no projeto com o objetivo principal de levantar fundos para causas humanitárias. Todos doam seus cachês para instituições sociais, hospitais, grupos de conservação da natureza e destinos semelhantes que cada um escolher. Com seu montão de caras famosas, a banda já conseguiu até mesmo um "absurdo" pagamento de 200 mil dólares que Grunberg propôs como piada. Pra sua surpresa, o chiste foi aceito. Um instituto que estuda a epilepsia infantil e que ajudou muito um dos filhos de Grunberg foi o grande beneficiado. Como House diria, "Yeap. Great news for Blender Boy."
Então, claro, o que resta para o pessoal é se divertir um bocado, como atesta Somerville: "Todos podem tocar suas músicas preferidas. Funciona meio como uma banda de colégio!"
Pelo amadorismo do projeto e esse caráter de "diversão acima de tudo", James Denton - o principal galã de uma série popularíssima, presença constante em eventos de TV, assediado pelas mulheres pra todo lado, etc, etc - ainda fica nervoso de verdade antes de entrar no palco. Além de empunhar a guitarra, ele faz alguns vocais principais e backing, mas não pensa em trocar de carreira. "Música é uma coisa ótima. É um hobby excelente e eu venho arranhando meus acordes há anos. Mas eu não sou um músico, com certeza... Prefiro continuar numa área que eu entendo melhor", entrega o ator.
Por mais esquisito que possa parecer, o grande palhaço nos ensaios é Laurie. Na verdade, o excepcional ator britânico apareceu pro mundo como comediante. Primeiro, ao lado de Rowan 'Mr. Bean' Atkinson e grande elenco nas várias edições da série Blackadder. Depois, numa das séries inglesas mais hilárias de que se tem notícia: A Bit of Fry & Laurie, com o igualmente excelente Stephen Fry. Laurie diz que, certa vez, apareceu poucos dias antes de um grande show da Band From TV dizendo que tinha ensaiado todo o repertório num mesmo dó maior, deixando Grunberg apavorado.
Uma das apresentações mais recentes da banda completa foi na festa pós-entrega do Emmy, que aconteceu no fim de agosto. E nós aqui no Brasil talvez ainda possamos escutar essa seleção de astros em casa. A banda pretende lançar em breve um CD, também só com material alheio, chamado Hogging All the Covers.