terça-feira, setembro 05, 2006

Blogopausa

Uma semana sem computador, muito texto atrasado, muita coisa escrita até em retalho de papel aqui na mesa. E uma caixa de tranqüilizantes a menos no planeta.

Voltando à programação normal, eu espero...

***

Aproveito o ensejo metablóguico para duas questões que já me foram passadas neste pouco tempo de existência do PopStöria.

A primeira é o nome. Eu tinha uma palavra "muito legal" na cabeça por meses. Não era necessariamente um nome de blog, só um termo de que eu gostava e poderia servir pra qualquer coisa. No momento da criação deste blog, percebi o quanto a tal palavra "muito legal" soaria ridícula. Larguei ela pra lá e, em 5 minutos, PopStöria apareceu no lugar. Você vê, não adiantou nada ficar cultivando uma "palavra genial" sem pôr em prática e conferir se era mesmo genial (e nem era); a idéia muito mais legal nasceu foi no atropelo mesmo.

"Pop" foi fácil. O assunto aqui seria mesmo cultura pop desde o começo, e eu já gostava da simplicidade dessa sílabalavra. O "storia" vem mesmo de uma história, uma pretensão de um registro grande e abrangente. Mas a grafia teve base em "store", como numa loja imaginada onde tudo é de graça - tanto o eye candy (ou o que eu assim considere) quanto o brain candy (ou o que eu gostaria que fosse).

Spinal Tap logo is hosted by ImageShackNo fim das contas, agradou muito o fato de o resultado parecer um lugar, como Sibéria, Varsóvia, Caledônia ou Brasília - "PopStöria", uma cidade-fantasma européia sofisticada, futurística, imponente e adjetivada.

Por fim, o que a maioria deve mesmo se perguntar: o trema não é um trema. Trata-se de um umlaut (um sinal gráfico em alemão), o velho e famoso "heavy metal umlaut" do Blue Öyster Cult, Hüsker Dü, Mötley Crüe e Spiňal Tap (imagine o umlaut sobre o N, já que é impossível fazer no teclado).

***

A segunda coisa é sobre comentários. Aí é mais breve.

Flame war picture is hosted by ImageShackA falta de comentários é uma falta mesmo: falta de leitores, falta do meu tempo de ler, falta de interesse em manter comentários abertos, falta de paciência pra moderar, falta de "sistemas de comentários" em milhares de revistas, jornais, programas de TV e sites muito bons que nunca precisaram disso, falta de educação da esmagadora maioria de comentadores de blogs em geral - que não sabem português, não lêem o post todo e querem "se expressar" assim mesmo -, falta de vergonha dos spammers e, convenhamos, provável falta do que comentar... Um montão de falta.

E agora a cagada alheia ainda pode dar processo e multa a quem não tem nada a ver com isso. Parabéns à senhora juíza!

***

(Pois é... Fazer da falta de inspiração um poema; do bloqueio criativo um texto; da cabeça vazia um pensamento; e da ausência de posts um post. Estratégia literária clássica, já usada por tantos muito melhores do que eu... :)