
Obrigado Por Fumar (Thank You For Smoking) entrou há algumas semanas nos cinemas brasileiros e é o primeiro trabalho na direção de Jason Reitman. Vi na época da estréia, comecei a escrever e... Bom (veja posts passados), só agora pude concluir essa apreciação. Não, não vai ser uma crítica, não precisa ser. A intenção aqui é justamente a de não analisar. Basta dar um panorama sem elogios e os bons entendedores saberão do que estamos falando.
O filme retrata essa figura sobre a qual você já deve ter lido nos jornais (seja em algum caso real ou em resenha do filme), o "spin doctor" - acho que uma tradução bem razoável seria "um mestre em torcer as coisas e sair por cima em qualquer situação". O "doutor" em questão nem tem faculdade: Aaron Eckhart (de Erin Brockovich, Any Given Sunday e do aguardado The Black Dahlia) vive Nick Naylor, um lobista da indústria de cigarros com um talento natural para a retórica.

No meio, Reitman, filho do diretor e produtor Ivan Reitman (Ghostbusters, Evolution, Old School), cria até certo ponto um cruzamento de The Insider (O Informante) com Good Night, and Good Luck (Boa Noite, e Boa Sorte), mas substituindo a sisudez de ambos (excelentes, aliás) por doses cavalares de um humor cínico, sutil e extremamente inteligente. Ah, e a respeito de polêmica recente, há mesmo duas cenas de sexo com Katie Holmes, nenhuma delas ofensiva ou "reveladora".

Então, leitor cinéfilo de verdade, dito isso, só resta acrescentar: "vá e veja".