segunda-feira, setembro 18, 2006

Lostícias 5

This picture is hosted by ImageShackOoooohh!

Então "o significado dos números de Lost foi finalmente revelado"... Não acredite em tudo o que você lê por aí! A grande verdade é que isso ainda não aconteceu, ao contrário do que afirmam sem base alguns sites por aí. Tanto não aconteceu que nenhum site respeitável estrangeiro disse o mesmo até o momento! O ligeiro aprofundamento no assunto dos números foi a grande notícia de Lost dos últimos dias, mas veremos que ele não é tão decisivo quanto querem fazer crer.

Os produtores e escritores já tinham declarado que o jogo online Lost Experience iria trazer mesmo algumas revelações importante à série-mãe, e que uma delas estaria ligada aos números. Pode ser que o assunto ainda vá mais além (e precisaria, como veremos), mas o que foi revelado no jogo por volta do dia 8 de setembro foi apenas mais uma utilização dos números dentro do universo de Lost, e nada mais que isso. Na newsletter oficial do jogo, está lá: "[O novo vídeo] gives an insight at what the Lost numbers mean".

This picture is hosted by ImageShackSimplesmente não há a revelação bombástica que muita gente quis espalhar por aí. Vamos a um resumo da situação, pra você comprovar isso por sua própria conta.

Como você deve se lembrar, o jogo estava centrado há uns dois meses na descoberta dos códigos que apontavam para 75 fragmentos de um certo vídeo maior. Os jogadores, então, vinham juntando esses fragmentos e assim vinham descobrindo aos poucos a gravação feita clandestinamente por Rachel 'Persephone' Blake durante uma reunião da Hanso. Entre os dias 7 e 9 de setembro, o vídeo foi finalmente montado na íntegra e está aqui (passo também um link eMule para baixá-lo em MPEG por meio de um cliente eMule ou eDonkey).

This picture is hosted by ImageShackO narrador, antes chamado pelo pessoal de 'Mr. Beardy', apresenta-se como Alvar Hanso. Suspeite disso por três razões principais: ninguém nunca o viu em público e, portanto, ninguém poderia provar sua identidade; a idade estimada para Hanso em 1975 (quando o vídeo foi feito) não se reflete na aparência do apresentador; e o barbudo apresentador não guarda qualquer semelhança com a única imagem conhecida de Hanso - que é mesmo péssima e apenas sugere um perfil vago, mas ainda assim nem mesmo lembra o do sujeito no vídeo.This picture is hosted by ImageShack É bom lembrar, por outro lado, que uma das outras iniciativas da Fundação Hanso envolvia justamente longevidade. O ator que faz o papel no vídeo é Ian Patrick Williams (leia sobre ele no IMDB). Assim como François Chau (o Dr. Marvin Candle/Mark Wickmund), Williams também já esteve em Alias, outra produção de J.J. Abrams.

O começo de sua narrativa já era conhecido, com toda aquela coisa de projeto conjunto entre as nações dando origem à Equação Valenzetti. Mas uma referência interessante pode ser auferida daqui. Só quem sabe da localização e da própria existência da ilha é Hanso, os DeGroots (o casal que elaborarou a Iniciativa Dharma) e altos funcionários ligados à Fundação Hanso. Ou seja, temos uma boa pista de que o falso Henry Gale e seus "Outros" sejam todos altos funcionários, já que eles sabem como sair de lá e mais um monte de detalhes. Não é certeza (o vídeo é de 1975 e a série é passada em 2004), mas a pista é interessante.

This picture is hosted by ImageShack
Depois dessa introdução, Hanso então explica que Enzo Valenzetti embasou sua equação em seis dezenas centrais que controlam seu funcionamento. São justamente 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Eventuais alterações nesses valores dentro da equação mudariam o destino da humanidade, segundo concluiu Valenzetti. Mas os números de Valenzetti foram tirados de suas experimentações e de uma observação científica do mundo e dos seres humanos em conjunto. Sendo assim, seriam necessárias providências muito grandes para que qualquer modificação nesse sentido pudesse acontecer.

This picture is hosted by ImageShackPois bem, a Iniciativa Dharma foi criada para descobrir como efetuar essas modificações. A missão de quem quer que fosse que estivesse assistindo ao vídeo em 1975 (e/ou na reunião de Sri Lanka, não se sabe) era pesquisar muito, coletar dados e assim descobrir meios de alterar pelo menos um dos números. Aí entra outro detalhe bacana: Hanso menciona que a ilha tem uma torre que transmite eternamente a seqüência numérica. Se algo de concreto fosse descoberto pelo pessoal Dharma na ilha, eles deveriam modificar o sinal da antena, de forma que os laboratórios em outra(s) parte(s) do mundo soubessem daquilo imediatamente.

Esse sinal ad nauseam foi o tal captado pelo colega de manicômio de Hurley anos antes, tendo assim chegado ao conhecimento do gordinho, que jogou os números na loteria. Só que os números eram transmitidos numa freqüência ultra-secreta, o que (também como pista, apenas) indica que o interno em questão tenha sido um empregado da fundação ou que algo bem errado tenha acontecido para o sinal vazar. Mas lembre-se de que o cara enlouqueceu por conta de alguma coisa relacionada aos números, conforme foi relatado a Hurley.

Acabada a exibição do "vídeo dentro do vídeo", o Dr. Thomas Mittelwerk toma a palavra na reunião. Em tempo: já se questionou muito esse título de "doutor", durante o jogo.

This picture is hosted by ImageShackSegundo ele afirma, "todos já sabemos que a Iniciativa Dharma falhou em seu propósito". Temos então a primeira evidência mais clara de quebra de ética nas atividades recentes da Fundação: pessoas dos vilarejos de Phalaam (?) e Vitul-Allame (?), sabe-se lá em que lugar do mundo, foram levadas a acreditar que estão infectadas por um vírus símio e permitiram que cientistas da Hanso fossem lá para inocular uma "cura". Mas Mittelwerk diz claramente: "Reforcem essa história, vocês já a têm de cor". E completa falando das mortes que acontecerão durante essa operação, esperadas em certa taxa já prevista, como num grupo de cobaias.

Nesse momento, um homem presente na reunião questiona o fato de usarem cobaias humanas, com sincero desgosto, mas nem vemos seu rosto e não sabemos quem ele é. Quem sabe os jogadores de Lost Experience tenham um novo colaborador com conhecimento de causa, no futuro... A explicação de Mittelwerk para a questão levantada é a de que o fim (acabar com a fome, a pobreza e salvar o mundo usando a equação) é muito mais importante que aquele meio escuso.

Então, Rachel Blake dá uma vacilada em seu ponto de observação, reflete algo no rosto de Mittelwerk, o palestrante chama a segurança e a moça é perseguida, com a câmera ligada. Termina sua gravação.

Ficou claro para o leitor que os números não foram realmente explicados? Seja a resposta sim ou não, vamos aos pontos centrais.

This picture is hosted by ImageShackAinda não temos idéia, por exemplo, de qual é a natureza da relação entre três fatos até agora desconexos: a soma dos números ser 108, o fato de 108 ser um número auspicioso para o hinduísmo e a ocorrência de demais referências hindus, como "dharma" e "namaste", nas atividades da Hanso. Também não se sabe por quê o reloginho conta até 108 e não qualquer outro número - em especial, um múltiplo de 10 ou horas cheias - e qual grau de "coincidência" teria isso com a soma dos números de Valenzetti. Como elemento mais misterioso e prova definitiva do nosso desconhecimento, ainda resta a questão mais estranha de todas: por que esses números aparecem espontaneamente na vida de todos os personagens antes do acidente?

Com a revelação de que os números são usados na equação, tudo bem, fica de certa forma explicada sua origem. Mas Valenzetti também os tirou de algum lugar, certo? E a gente ainda não sabe de onde... Essa, sim, seria uma explicação bem-vinda, e nem assim ela resolveria todos os outros mistérios (como o principal, proposto acima). Mas dizer que o significado "foi revelado" é simplista demais - pra não dizer apelativo e sensacionalista!

Duas outras questões importantes, agora mais relacionadas ao vídeo como um todo: a equação, prevista apenas como teoria (qualquer tentativa de pôr à prova destruiria o mundo se ela fosse verdadeira...), funciona mesmo e é garantida de não ter falhas que inviliabizariam toda a iniciativa? E, segundo já propus na análise do capítulo final, megalomania e salvamento do mundo andam de mãos dadas com a loucura. Será que a Fundação, a Iniciativa ou as atitudes desse pessoal não são todas frutos de pura insanidade? Tem de haver algum motivo para Rachel Blake querer tanto desmascarar a Fundação... Pode ser até que a louca seja ela!

Não gosto de elaborar teorias, só possíveis explicações parciais tendo por base as evidências. Sendo assim, vamos a um momento de clara especulação conseqüente: pode ser que Valenzetti tenha escolhido esses números por razões científicas complexas e desinteressantes para nós, apenas isso. Simplesmente vieram da lógica das coisas como ele as conduziu. A ocorrência dos mesmos números nas vidas de todo mundo ali e o fato de resultarem na soma de 108 poderiam ser um tipo de meta-referência. O que quero dizer é que um ou mais escritores de Lost pode ser adepto ou simpatizante do budismo (aparentemente, eles são mesmo), por exemplo, e tenha plantado esses números pela série simplesmente para "provar" que não existem acasos, criando ligações entre essas pessoas.

This picture is hosted by ImageShackOu seja, o budismo assim seria mesmo "a verdade", o "caminho correto", e seus princípios realmente governam nossa vida sem que nem mesmo percebamos. Lembremos da insistência da série em mostrar o papel da fé (e das "fés diferentes" de Locke, Charlie, Sayid, Eko, Rose, os coreanos...), assim como a tentativa constante de mostrar fé e ciência como aspectos de um mesmo mundo. Enzo Valenzetti não teria estabelecido seus fatores por sorte ou por mera conclusão científica, e sim porque seriam "números-base da criação" ou qualquer coisa assim. Ou seja, os números teriam, sim, um "significado", mas nada assim tão palpável. Dentro da série, eles só valeriam para a equação. Nos flashbacks, a aparição das dezenas seria nada menos que conseqüência do simples funcionamento normal do mundo e uma sutil presença de Vishnu, ou outra divindade, na vida daquelas pessoas que estavam "amarradas" por essas ocorrências. Elas teriam um destino a cumprir juntas, um carma a ser cumprido. Se fosse outra cadeia de números também com soma 108, talvez outro grupo inteiramente diferente de pessoas estivesse ali, participando daquele experimento originado por homens, e não por deuses.

Eu mesmo vejo isso como possibilidade distante, mas ainda assim como uma possibilidade que não é disparatada.

***

Agora, diretamente da Lostpedia, a transcrição completíssima do "vídeo dentro do vídeo". Vai em inglês, pra cada um tirar suas próprias traduções e conclusões. Aprecie sem moderação!

This picture is hosted by ImageShack
Alvar Hanso: I'm Alvar Hanso. If you are watching this film, you already know and have worked with Gerald and Karen DeGroot, founders and masterminds of the Dharma Initiative. By now, you also know there are many research goals for our joint venture. What you may not know is why we have assembled the Dharma Initiative; why we have assembled the greatest minds in the world and given them unlimited funds and access.

As with all you've already been told, you are bound by your honor and commitment to keep what you are about to hear a secret. In a few weeks, after your induction counseling and survival training, you and your colleagues will be shipped to a top secret facility. The precise location of the facility is known only to myself, the DeGroots, and the few high ranking members of my organization. Why all the security, all the secrecy? The answer is simple. The research is intended to do nothing less than save the world as we know it.

This picture is hosted by ImageShackIn 1962, only thirteen years ago, the world came to the brink of nuclear war. The United States and the Soviet Union almost fulfilled the promise of mutual assured destruction - a promise they continue to foster through a destructive Cold War. After the Cuban Missile Crisis, both nations decided to find a solution. The result, was the Valenzetti Equation.

Commissioned under the highest secrecy, through the U.N. Security Council, the equation is the brainchild of the Italian mathematician Enzo Valenzetti. It predicts the exact number of years and months until humanity extinguishes itself. Whether through nuclear fire, chemical and biological warfare, conventional warfare, pandemic, over-population, his results are chilling, and attention must be paid.

Valenzetti gave numerical values to the core environmental and human factors in his equation: 4, 8, 15, 16, 23 and 42. Only by manipulating the environment, by finding scientific solutions to our problems, we will be able to change those core factors, and give humanity a chance to survive.

Although the equation has been buried by those who commissioned it,
[muito ruído, sem imagem] panic. It has always been my belief that we ignore warnings at our own peril; and thus, the Dharma Initiative was born.

This picture is hosted by ImageShack
DHARMA is an acronym for Department of Heuristics And Research on Material Applications. It also stands for the one true way. And through your research, you will help human[ity.] We have constructed several stations on the island, underground laboratories with the facilities you will need to do your research, with optimal expediency. All of the support you will need, including regular medicine and food drops, will be made in perpetuity. A radio transmitter has also been erected on the island, broadcasting in a frequency and encryption known only to us. The transmitter will only broadcast the core numerical values of the Valenzetti Equation.

When, through your research, you manage to change the numerical value of any one of these factors; when you have created through science the
[áudio ruim], we will know that the one true way has been found. That is the work to which you have committed yourself. Change the core values of the Valenzetti Equation, and you will change the course of destiny. The fate of the human race is in your hands.

Thank you, and namaste.

This picture is hosted by ImageShackMittelwerk: You all know what happened. The DHARMA Initiative failed. And, in spite of every effort of the Foundation, we are gripped by the tyranny of those six numbers. We have tried to change those values by manipulating the environment in many, many ways. We have done our level best, and yet this inscrutable equation keeps bringing us back to the numbers.

So now, we have to take radical action, and I just want to tell all of you that I trust you to do what is best. The villages of Filan (?) and Vitul-Milani (?) have allowed us to test our vaccine on them.

They think they are infected with a virus carried by local macaques, and they believe we are bringing them the cure. So when you go in, you have to keep up the story. You know it by heart, don't waver.

When the deaths begin, you must comfort everyone with compassion and empathy, and the bodies of the dead must be brought to this station immediately for full genetic work. We must make absolute certain that we are hitting precise genetic targets we have engineered into the virus.

The optimal mortality rate is 30 percent. Our operatives at the Vik Institute have verified this figure - [if] more or less people succumb, we have failed. We need not take any more lives than is absolutely necessary. Yes?

Man in Audience: But Tom, these are people, innocent human beings, and we're just-

This picture is hosted by ImageShackMittelwerk: If you knew, with mathematical certainty, that you could end all famine, war and poverty, what would you do? Exactly. You'd find the best way to get it done. Precisely. Surgically. Without allowing for any more suffering than is absolutely necessary. It is not fair that innocents have to die so that we can perfect this virus.

But I promise you. Someone is going to help... [Interrompe] Is something reflecting in the back? Somebody grab her!


***

Como curiosidade para o fã da série, vai essa matéria publicada há uns dias na Folha online.

Santoro anima figurante brasileira da série Lost
(texto original)
Laura Mattos - Folha de S.Paulo

This picture is hosted by ImageShackMarjorie Mariano, 42, corre de um lado para o outro na praia mais famosa da TV. Ela já apareceu ao lado dos protagonistas da badalada série
Lost, em primeiro plano na tela, mas nunca conseguiu uma fala.

Figurante desde a primeira temporada, a brasileira está animada com a entrada de Rodrigo Santoro na terceira temporada, que estréia em 4 de outubro nos Estados Unidos.

Acredita que o ator possa fazer parte de um núcleo de sobreviventes do Brasil e que ela e outra figurante brasileira, Márcia Ardito, possam ter falas, o que aumenta o prestígio e o salário. Paulistana radicada no Havaí há mais de dez anos, ela é surfista e tem encontrado Santoro pegando onda. "
Já conversamos. Ele até brincou comigo: "Você que é a famosa!" Falei com ele a respeito dessa possibilidade de os produtores criarem um núcleo que fale português. Mas ele também não sabe bem o que acontecerá. A produção não revela muita coisa."

Santoro será um dos sobreviventes do acidente aéreo e já gravou suas primeiras cenas na praia. Mariano acredita que ele entrará no ar já na estréia da temporada, e não na segunda leva de capítulos, que será exibida só em fevereiro de 2007, nos EUA (no Brasil, há um atraso médio de seis meses para o AXN e de um ano na Globo).

A assessoria do ator não confirma a data de sua estréia, mas informa que as primeiras falas foram em inglês. Isso não desanima Mariano, que não duvida que ele possa se revelar brasileiro ao longo dos episódios. "
Nessa história, tudo pode acontecer. Se eles chamaram Santoro, é porque têm interesse em atrair a audiência brasileira. O vôo é internacional e há pessoas que falam coreano. Por que não brasileiros?", sonha.

***

This picture is hosted by ImageShackParece óbvio dizer que Lost, no fim, vá ser aquele tipo de coisa "sexto sentido", que exige nova olhada do começo ao fim pra gente "ter certeza mesmo". Afinal, "as Karen DeGroot herself has written, 'Careful observation is the only key to true and complete awareness'" (Dr. Mark Wickmund, Pearl Orientation video).

Mas é bom ressaltar isso assim mesmo, pelo fato de que a maioria está preocupada mesmo é com o mistério geral da série, e não necessariamente com o andar da carruagem, o caminho que ela faz, os tropeços, as dicas que nem se sabe que são dicas. É provável, então, que esse andar só vá ser devidamente percebido no final.

Alguns exemplos mais gritantes da importância desse caminho podem ser apontados, se prestarmos mais atenção a algumas falas que passaram despercebidas e a alguns incidentes a que não demos valor antes. Os mais sutis, claro, eu também não tenho como perceber ainda, como todo mundo. Podemos até tentar procurar alguma outra coisa numa cena, numa fala e tal, com a consciência do que estamos fazendo. Mas nunca se sabe exatamente o que procurar...

Um desses exemplos eu posso ter mencionado num Lostícias anterior: você ainda vai dar mais atenção ao Vincent! Quem sabe há outras que andam passando meio batidas pro público em geral (não pros fanáticos doidos que sabem o nome do iluminador de cada episódio):

This picture is hosted by ImageShack- Momentos de contraposição quase subliminar entre questões de racionalismo e questões de fé: medicina, psicologia, experiências científicas, computador controlando "o mundo", dharma, Locke, Eko, Charlie, Sayid, namaste, médiuns nos flashbacks, o monstro (científico ou mitológico?) da ilha, magnetismo versus curas milagrosas, equação Valenzetti, a extrema devoção do falso Henry Gale a uma causa (se ele é um líder provavelmente ligado à Hanso, haja fé para ser torturado daquele tanto e não abrir a boca!), Walt conversando com o pai dentro do computador e mais um tanto...

- Os porquês de muitas contradições aparentes entre o comportamento na ilha e aquele nos flashbacks, como o fato de Locke ser um cara tão fechado e, ao mesmo tempo, tentar conquistar seu pai com um rim; ou Sayid ser um camarada tão amável, mas também um torturador. Kate é uma "criminosa boazinha", Claire não queria ser mãe, mas muda radicalmente de idéia; Sawyer é um vagabundo golpista que adora literatura; Jin não podia engravidar Sun, mas acredita que o filho é dele assim mesmo e por aí vai.

This picture is hosted by ImageShack- O embate entre peças negras (escuridão) e brancas (luz), representado pelo gamão. Outras evidências de dualidade, na maioria representadas por claro versus escuro, já apareceram aos montes. Num futuro próximo, quem sabe se até mesmo o monstro-fumaça-preta pode ser contraposto ao clarão branco no céu do último capítulo da segunda temporada...

- Ninguém enlouquece de vontade de voltar pra casa, a não ser o Bernard, que acaba também achando razão para querer ficar na ilha. E também ninguém enlouquece com o fato de já ter havido gente por ali tempo suficiente para montar a estrutura toda das escotilhas, explorar militarmente (ou de modo similar) a região, continuar enviando carregamento de comida (para quem seria, se as escotilhas estão desocupadas?) ou pela simples falta de sentido das ilusões e acontecimentos bizarros da ilha. Eu, no lugar deles, já teria pirado e escrito um tratado filosófico absolutamente inútil a respeito de tudo o que tem de esquisito por ali e o sentido da vida.

Existe ainda aquela coisa de muita gente ter sido presa ou afastada da sociedade em algum momento, como eu mencionei na coluna anterior. Também temos as implicações com filósofos, possíveis ocorrências muito disfarçadas dos números (aliás, quais serão pertinentes e quais não serão) e demais estranhezas. Sem falar em "Não me diga o que eu não posso fazer!", mas vou deixar essa pra depois.

***

This picture is hosted by ImageShackAgora, as últimas do jogo - que, no fim das contas, é a única "coisa-Lost" em pleno funcionamento até a reestréia da série na TV, em outubro, nos EUA.

Vai haver uma nova transmissão ao vivo com o DJ Dan no dia 22 de setembro (mudou para 24 de setembro logo depois da publicação deste texto). Claro que muitas dicas ocultas são esperadas, como aconteceu na primeira transmissão ao vivo. Aliás, é daquela transmissão que vêm grandes novidades de Lost Experience.

Antes mesmo que o vídeo "Hanso Exposed" (acima) fosse totalmente montado pelos jogadores, uma nova fase do jogo já começava sem que a maioria percebesse. No primeiro "live podcast" do DJ Dan, um ouvinte ligou e se identificou como Malik, alguém que os fanáticos lá de fora reconheceram. Pois a nova fase do jogo começou justamente na mensagem que Malik deixou para Rachel naquele dia. A obsessão agora é descobrir e decifrar as mensagens altamente embaralhadas que Rachel e Malik vêm trocando entre eles, por meio de fóruns e sites.

This picture is hosted by ImageShack

Já se descobriu, por exemplo, que, no fim do vídeo, quando Rachel é perseguida dentro das instalações da Hanso, ela acabou sendo salva por um amigo de Malik, chamado de Zylva (como se fosse "da Silva"). Ele entrou armado, conseguiu que Rachel enviasse o vídeo lá de dentro mesmo, instruiu Blake sobre uma outra pessoa que poderia ajudá-la a sair do Sri Lanka e indicou uma rota de fuga para a moça, enquanto ele faria cobertura. Segundo disse Rachel recentemente, de Zylva nunca mais foi visto e ela acredita que ele tenha morrido pelas mãos de Mittelwerk.

This picture is hosted by ImageShackSó que... Rachel Blake não sabe ao certo se esse Malik é realmente a pessoa que ela conhece (pelo nome verdadeiro) e só acreditou na ajuda dele até agora porque isso foi útil. Nas mais recentes cartadas do jogo, ela diz claramente "você pode até ser Mittelwerk, me levando a uma armadilha", e exige alguma confirmação de que ele é mesmo quem ela acha que seja. Malik confirmou, mas, como só os dois conheciam as palavras que ele usou, nem adianta a gente tentar entender o que ele quis dizer...

Rachel Blake revela então que está atualmente em Nova Iorque, Malik combinou de encontrá-la (tudo em códigos que só eles conhecem), e o jogo vai seguir a partir daí.