quarta-feira, agosto 09, 2006

Lostícias 2

Elizabeth Mitchell is hosted by ImageShackA terceira temporada, que já traria o novo personagem de Rodrigo Santoro, acaba de ganhar duas mulheres pra compensar mais um barbudo. Elizabeth Mitchell teve um papel grande em ER (a doutora lésbica Kim Legaspi) e andou freqüentando House, CSI e Everwood. Agora, ela será uma integrante d'Os Outros. Sua personagem já tem até nome - Juliet - e terá grande impacto na vida de Jack. Os produtores haviam prometido um novo "interesse romântico" (odeio essa expressão com força!) para o Dr. Shephard e, juntando as duas dicas, quem sabe...

Kiele Sanchez is hosted by ImageShackParticularmente, acredito que o Santoro vai se dar melhor. Questão de gosto pessoal, claro... É que, de longe, prefiro Kiele Sanchez, a outra recém-contratada. A atriz chega devidamente "encomendada" para viver Nikki, par do personagem do brasileiro. Essa moça era uma das poucas razões de eu continuar assistindo à lacrimosa Related até o fim (junto com a morena mais novinha, Laura Breckenridge). Do pouco que eu já vi do trabalho dela (tinha uma outra série, Married-alguma-coisa), não é grande coisa como atriz. Mas a ilha bem que anda precisando de uma nova habitante gata assim. E é praticando que se alcança, certo?

***

Não se sabe muito a respeito do contrato de exibição entre o AXN e a ABC, mas parece que a única cláusula proibitiva entre os dois é a que diz: "um mês entre a exibição original e a exibição no Brasil". Partindo das notícias atuais sobre como a próxima temporada será exibida nos EUA - uma carreira de 6 episódios a partir de 4 de outubro, intervalo de alguns meses sem capítulos inéditos e então volta em janeiro com o resto da temporada sem repetições -, tudo o que o AXN tem a fazer é manter uma margem apertada, porém segura. Afinal, a agenda de exibição lá já é bem conhecida, e já se sabe bem que, em 2007, não haverá reprises durante a terceira temporada da série.

Lost in AXN is hosted by ImageShackSendo assim, se o AXN souber jogar direito com esse intervalo, pode ser até que saiamos no lucro no Brasil, no fim das contas. Nas temporadas anteriores, as reprises da ABC vinham no meio das exibições inéditas, o que levou os brasileiros ao famoso atraso de 6 meses entre temporadas, para que assistíssemos sem reprises. Note-se, por exemplo, que o capítulo final ainda falta algumas semanas para passar no Brasil e já foi exibido há meses lá fora. Agora, não teríamos necessariamente de esperar tanto tempo e nem esses "meses de férias" deles, de novembro a janeiro.

E por quê? Se não houver nenhuma outra cláusula que proíba, o AXN pode muito bem exibir os tais 6 episódios iniciais já no final de dezembro ou começo de janeiro, levando o nosso intervalo obrigatório aqui para em torno de uns 4 meses. Quando tivesse de exibir o capítulo 7, já teria se passado pelo menos um mês (o "atraso contratual") da exibição americana, iniciada também em janeiro. Sacou? Ao invés de 12-15 capítulos de diferença, teríamos uns 6 ou 7.

Pode haver alguma pequena discrepância no meu raciocínio e nem vou pegar o calendário de 2007 para conferir. Também não estou bem certo de quando começará a "segunda leva" nos EUA, em janeiro de 2007. Mas vejo no máximo umas duas semanas como margem de erro (6-8 capítulos).

Por outro lado, final de dezembro e meio de janeiro não são hora de estrear programação. O AXN pode muito bem querer empurrar a estréia para o comecinho de fevereiro, por causa desses fatores adicionais, e aí já seriam mais de 5 meses de espera de novo. É tão compreensível quanto o atraso anterior - só demos azar quanto a essa "janela" de tempo, entre fim de dezembro e começo de janeiro. Paciência.

Infelizmente, aposto no começo de temporada bem no início de fevereiro. Antes disso seria sorte nossa, e depois disso seria pura má vontade do canal, se não houver mais nenhuma agravante.

***

The only known photo of Alvar Hanso is hosted by ImageShackAlvar Hanso é o homem originalmente por trás da "benevolente" Fundação Hanso, tido como brilhante, visionário e tão misterioso que pode até nem existir. Fui procurar referências ao nome do camarada, porque certamente, os criadores de Lost não tiraram esse nome do vazio. "Remember: everything that occurs, no matter how minute or seemingly unimportant, must be recorded" - Dr. Mark Wickmund/Marvin Candle.

Então, "alvar" tem uma relação direta com a cultura hindu. Os alvars são, para alguns hindus, mais ou menos o que os católicos chamariam de santos: pessoas que existiram de fato, ficaram muito próximas da divindade durante suas vidas e que, após desencarnarem, foram alçadas à condição de figuras sagradas, exemplos máximos de fé. Numa série repleta de "dharma", "namaste", 108, baguás, discussões de fé, sonho e realidade, nem diga que é coincidência... Cuse, Lindelof e companhia foram procurar exatamente esse sentido para criar o nome.

Os alvars eram seguidores do "aspecto Vishnu" do Deus hindu. Dentro do que prega essa religião, Vishnu é justamente o "aspecto de Deus" encarregado de encarnar periodicamente o conceito de dharma na Terra, para esclarecer os homens sobre o caminho da verdade e zelar pela boa evolução humana dentro das leis naturais. Ah, sim: se aparecer alguém com a pele azulada em Lost, saiba que essa pessoa (?) tem algo de muito importante na história.

Agora, "hanso". Já apresentaram diversas interpretações para o nome, e nunca faltam as mais improváveis, dentro do conceito de absurdo da série. Até uma "homenagem a Han Solo" já foi mencionada... Indo pelo lado mais simples, percebemos que, segundo os dados "oficiais", a nacionalidade do homem é dinamarquesa. Em dinamarquês, o nome seria escrito "Hansø". Isso é uma expressão: temos as palavras "hans" (dele) e "ø" (ilha) - ou seja, a tradução seria "ilha dele". De novo, não é possível "mera coincidência" no fato de termos "ilha" nesse contexto e que a série se passe justamente numa ilha misteriosa infestada de Fundação Hanso pra todo lado... Considerando que a letra/palavra ø não existe em inglês e seria certamente lida como um O, não precisa ir muito longe. Aparentemente, tiraram mesmo o sobrenome Hanso da expressão hansø.

O nome completo? Também tentando ir pelo caminho mais simples possível, seria algo como "a ilha do homem sagrado". E quem é que nasce com esse nome?? Mais uma evidência, ainda que fraca, de que Alvar Hanso possa ser uma invenção - e os inventores teriam algum problema de megalomania (eles mesmos seriam os "santos") ou seriam fanáticos de alguma crença maluca (adoram o "homem santo" que inventaram).

Esticando um pouco o conceito, não podemos nos esquecer de que a Iniciativa Dharma é só um projeto dentro da larga atuação da Fundação Hanso. Se temos uma "ilha do homem sagrado", ela pode se referir à fundação como um todo, e não apenas à Iniciativa Dharma. Não é de hoje que eu acredito (aqui, no fim), como outras pessoas, que a ilha é um béquer ou uma placa de Petri gigante da fundação - um playground onde se jogam refugos e insucessos anteriores, mas também onde se fazem experiências diversas.

Enquanto isso, o juiz telepata de Harvey Birdman faz musiquinha de fundo: "UUUUUiiiiUUUUUiiii"...

***

Vamos a um resumo do estado atual de Lost Experience, o jogo online. O apanhado é de Doc Jensen, colunista do site Entertainment Weekly e outro fervoroso "acompanhante" do jogo, junto a informações que eu coletei de outras fontes. Seguinte:

- Rachel Blake (a Persephone) esteve há pouco tempo no Sri Lanka e conseguiu gravar em filme uma reunião secreta da Hanso, durante a qual foi exibido um filme sobre a origem da Iniciativa Dharma. Ela filmou tudo, a reunião e o vídeo exibido.

Hanso Exposed screen is hosted by ImageShack

- Alegando o perigo de ser "tirada do ar", perseguida e silenciada de algum jeito, Blake dividiu sua filmagem em 75 pedaços, espalhou esses pedaços em dezenas de servidores e criou códigos de acesso a cada parte. Depois, pôs no ar um site chamado hansoexposed.com, que consegue localizar cada pedaço a partir dos códigos que você inserir. "If I didn’t hide it all over the Web and bury it on corporate sites, those [feladaputas] would wipe it out. Only chance I have at getting the truth out there is 'gamesmanship'." - declaração "oficial" de Rachel Blake em entrevista por chat.

- Blake é tão paranóica que ainda não se sabe ao certo se é ela mesma em suas alegadas fotos. Mesmo assim, a moça apareceu na platéia em plena Comic Con e deu pessoalmente o recado da criação do site durante seu protesto. Foi talvez a jogada promocional mais bacana do jogo até agora, com a nerdaiada indo à loucura na platéia e a moça saindo carregada pela segurança. Vale muito a pena ver como foi.

Glyph 31 is hosted by ImageShack- Os códigos de acesso vêm em glifos (desenhos, como em "hieroglifos"), num formato parecendo cartas de um baralho. Já foram encontrados e reportados 31 glifos, cada um com um código que pode ser inserido no tal site. O que você vê ao lado é justamente o glifo 31. Estão sendo numerados conforme forem encontrados, ou seja, são pedaços aleatórios e os fãs vão numerando por conta própria. A ordem correta vai sendo dada aos poucos pelo próprio hansoexposed.com, depois que você se registra e tem à disposição uma linha do tempo que vai sendo preenchida.

- Onde encontrar esses glifos? Em todos os sites envolvidos no jogo, em propagandas de revistas, em sites de patrocinadores de Lost, em braceletes usados pelo elenco durante a San Diego Comic Con, em propagandas de TV e até numa vitrine de loja! Veja alguns dos outros glifos já encontrados. Talvez você mesmo(a) ainda possa encontrar um no MySpace, Orkut ou até no ImageShack (link aí ao lado). Quando os "jogadores" encontram glifos novos, entram em fóruns e mostram pra todo mundo o que foi encontrado, e a notícia vai se espalhando.

- O que já se sabe da gravação até agora: a reunião foi provavelmente presidida pelo sinistro Thomas Mittelwerk, executivo já conhecido das outras etapas do jogo. Ele diz aos presentes que vai mostrar o vídeo da origem da Iniciativa Dharma. Começa o tal vídeo, a data de copyright é 1975, a narração é feita por um sujeito desconhecido, de barba escura e leve sotaque dinamarquês. Até agora, o "Mr. Beardy", como vem sendo chamado, disse pouca coisa: logo antes da Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962, os EUA e a antiga URSS colaboraram com as Nações Unidas em um projeto secreto; o termo DHARMA vem de Department of Heuristics and Research on Material Applications, ou Departamento para Heurística e Pesquisa em Utilização de Materiais (heurística tem a ver com auto-aperfeiçoamento automático para o cumprimento de um objetivo); apesar de ser um acrônimo, hoje é escrito como Dharma mesmo; há menções aos co-fundadores da Dharma (Gerald e Karen DeGroot), a uma instalação secreta e a uma equação - que se supõe ser a misteriosa "Equação Valenzetti", criada pelo fictício Enzo Valenzetti para prever o fim do mundo e depois abafada por seus patrocinadores.

- Por fim, muitos jogadores vêm apostando numa comparação extensa com O Código DaVinci, que eu nem vou me dar ao trabalho de seguir, explicar ou traduzir... Basta dizer que eles apresentam um bocado de relações e coincidências que, se verdadeiras, poderiam até ser bem importantes.Lost - The Board Game is hosted by ImageShack Como a gente não faz idéia de nada mesmo, por enquanto é só viagem.

***


E Lost vai ser lançado como jogo de tabuleiro... Veja mais figuras e detalhes no About.