sábado, agosto 12, 2006

Raconteurs: "super-grupo" passou longe

Por que resolveram começar a chamar os Raconteurs de super-grupo? De onde veio a noção absolutamente falsa de que se trata de uma reunião de feras consagradas, como nos casos do Cream, do Led Zeppelin ou dos Traveling Wilburys??

The Raconteurs are hosted by ImageShack

O cara que mais se destaca ali é mesmo Jack White. Guitarrista bacana, compositor razoável, vocalista lamentável, o cara obteve muito mais sucesso do que os White Stripes algum dia mereceram de fato. Afinal, com essas características e mais o zero à esquerda Meg White fingindo que toca bateria, conseguir que Hotel Yorba, Fell In Love With a Girl e outras poucas (bem poucas mesmo) saíssem legais foi mais questão de sorte e oportunidade do que de uma bandaça competentíssima trabalhando.

Compôr Seven Nation Army foi um pouco além. Enquanto Meg comemorava sua própria cara-de-pau, Jack fez um esforço maior em reunir o que de bom ele poderia criar. Saiu algo muito legal, sim. E aí torcidas de futebol resolvem pegar o riff bacana e transformá-lo em grito de guerra. Vai dizer que essa "eleição" não foi sorte...

Então, o cara deixa essa primeira banda de lado, junta com um amigo de longa data e expressividade musical anterior mínima, agrega dois sujeitos de uma banda desconhecida simplesmente para poderem ter uma banda completa. E a imprensa começa a chamar o resultado de supergrupo!

A mesma imprensa, claro, pede respeito e credibilidade... Mas até o Velvet Revolver ou o Audioslave estão mais perto de supergrupos do que isso - considerando o destaque dos integrantes em suas bandas originais - e nem mesmo são! Os próprios Raconteurs, em entrevista à MTV, também já deixaram claro que não se trata da mesma coisa. A banda nasceu de uma mera reunião de amigos, nada foi planejado e não há qualquer característica que os qualifique assim. Só um dos membros era famoso antes da formação (e ele nem é fera de coisa nenhuma).

Broken Boy Soldiers is hosted by ImageShackQuanto à música, ainda estou pra prestar mais atenção ao disco inteiro, Broken Boy Soldiers. Do que já pude ouvir, nada se sobressai mais que as pioneiras Steady As She Goes e Store Bought Bones. Quer saber? São pegajosas no bom sentido, sim, e bem legais por isso mesmo. Mas não há ali nada que vá ficar eternizado ou mesmo fazer um "álbum do ano". Quando muito, a primeira entraria num CD de "melhores de 2006". Pra ser uma grande banda, ainda falta um belo feijão. E pra ser supergrupo, teria de acabar a banda depois desse feijão, levando Jack White a juntar outros desabrigados de calibre.

Crosby, Stills, Nash & Young mandam lembranças!