sexta-feira, agosto 18, 2006

Salão em quadrinhos

Salão-logo1 is hosted by ImageShackComeçou no último dia 10 o Salão do Livro de Belo Horizonte, na Serraria. É meio que a mesma mistura todo ano: livrarias empurrando qualquer coisa pelo preço de loja, vendedores na seção de importados que nem sabem escrever "Brian" e... Salão-logo2 is hosted by ImageShacka minha loja de quadrinhos habitual com desconto de 10% em tudo! Chega a ser um pecado descrever desse jeito, com a quantidade de coisas que rolam por lá, mas foi o que eu vi e, acredito, é o que vai ver a maioria do público interessado "só" em comprar uns livros. Aliás, não confundir com o Festival Internacional de Quadrinhos de BH, que é outro papo em termos de atrações para os fãs de HQ - e no qual a mesma loja sempre monta estande com os mesmos 10% e eu morro mais um trocado.

É a oportunidade pra diminuir um pouco aquela lista interminável de "futuras aquisições", que já vinha com uns títulos prestes a sumir das prateleiras. Com o preço que a Devir cobra num especial, sempre dá pra comprar dois da Panini. E isso porque Pixel, Conrad e Opera Graphica (principalmente) não ficam muito atrás. Mas a Devir é mesmo irreal...

Acertado o generoso desconto, quebrei o porquinho e peguei um pacote de coisa nova bastante em conta. Como ainda não li, não dá pra tirar conclusões, mas posso adiantar as razões da compra selecionada e os prognósticos do material. Quem sabe isso já possa ajudar na sua próxima aquisição?

Falando nisso, a feira vai até domingo, dia 20.

***

Astro City - Inquisição - is hosted by ImageShackAstro City - Inquisição
Chegou bem recomendada pela crítica em geral, pelo gerente da loja (que eu conheço faz tempo) e pela edição anterior de Astro City, muito bacana. Saiu uma matéria na Folha a respeito dessa edição, cuja trama eu nem conhecia. "Mistura de Batman com Capitão América", é? Bom, só lendo pra saber como fica. Essa descrição soou bem infantilizada, mas o tratamento de Busiek costuma ser bem adulto, com metáforas bacanas para situações sociais delicadas, reapropriação criativa (e, às vezes, propositadamente maldosa) de personagens alheios e uma narrativa agradável ao mesmo tempo.

Superman - 4 Estações - is hosted by ImageShackSuperman - As 4 Estações (enc.)
Essa eu li de um amigo, logo depois que a série saiu em fascículos. Lembro de ter gostado muito, mas já nem faço idéia da história. A revista chega na leva de publicações que a Panini soltou pra coincidir com o filme. Não, ainda não vi "Cuecão Returns", o filme. Faz parte da política da empresa: "não assistirás a blockbusters até que se passe um mês da estréia, pelo menos". É por isso, inclusive, que este blog se propõe à cultura pop no geral, mas quase não falou de filmes ainda... Nessa leva da Panini, você vai achar umas porcarias juramentadas (adaptações e prelúdios), alguns representantes dignos (Dia do Juízo Final, O Legado das Estrelas) e outras edições já aprovadas em mini-série (além do encadernado em questão, também Entre a Foice e o Martelo e Identidade Secreta).

V de Vingança is hosted by ImageShackV de Vingança (da Panini)
Bom, esse é mais fácil. Não apenas vem recomendado há anos por 10 entre 10 leitores, editores, críticos, filósofos, médicos e veterinários... como eu já fazia parte desse bando há tempos! Tenho a versão encadernada anterior, e cheguei a ler a série em fascículos, emprestada, ainda na década de 80. A edição caprichada da Panini, apesar do ridículo preço de 40 reais, mereceu a atualização. Pelo que me foi dito há um mês, essa revista tinha simplesmente esgotado na fonte, ou seja, a própria Panini não tinha mais exemplares pra distribuir. Nas bancas, já era raridade há algum tempo. Então, alguns distribuidores locais "resolveram" perceber isso por aqui e soltaram os encalhes justamente no dia do Salão, pela cidade toda. Já está no fim, de novo... Pegar uma dessa era questão de honra!

Powers is hosted by ImageShackPowers - Quem Matou a Garota-Retrô?
Top 10 - Contra o Crime
Vinha cercando as duas na loja tinha tempo (e Tom Strong, que estava em falta na hora; não ia ter grana mesmo...). Já não lembro do que diziam as críticas a ambas, mas eram sempre favoráveis, aqui e lá fora. A premissa de Powers não me pareceu das melhores: esse papo de "Garota-Retrô" como um nome genérico para heróis do passado; e "quem matou" como um questionamento também genérico às novas gerações de personagens violentos e sombrios que enterram os "bons valores" de antigamente. Blah... Folheando, percebi que a trama tinha tudo pra ser bem interessante, Top 10 is hosted by ImageShacke a edição saiu bem caprichada. E a revista tinha um "problema" extra em comum com a outra: os autores de respeito Brian Michael Bendis (Powers) e Alan Moore (Top 10), a mesma lenda de V de Vingança, Watchmen e Liga Extraordinária, entre outros. Boa crítica, boa impressão, bons autores, boa edição. Difícil ter histórias ruins aí...

DC: A Nova Fronteira (vol. 1)
Sou um apaixonado pela Era de Ouro da DC. Não pelas histórias ingênuas da época (tem quem goste), mas pelos personagens e pelo reflexo desses anos de desenvolvimento nas tramas de hoje - DC - A Nova Fronteira - is hosted by ImageShackcomo nas páginas da Sociedade da Justiça, que exploram constantemente detalhes de aventuras antiquíssimas. E a Warner anunciou que isso vai virar uma animação! A única preocupação é que não infantilizem a coisa e se mantenham tão fiéis quanto possível. Não gostei muito da arte, mas ela realmente evoca as revistas antigas e, pelo que eu li a respeito do conteúdo, tudo casa muito bem.

Os Mortos-Vivos - Dias Passados
Aldebaran - A Catástrofe
As duas já eram bem simpáticas na prateleira, e Os Mortos-Vivos é tida como ainda melhor que Invencível (que eu nem achei tanta coisa quanto vêm dizendo, mas é bem legal assim mesmo)Os Mortos-Vivos is hosted by ImageShack, do mesmo Robert Kirkman. Parece que é uma história de zumbis com humor, não estou bem certo. Já Aldebaran veio em indicação do Reginaldo Yeoman, e eu gostei muito da descrição. Além do fato de ser quadrinho europeu, que sempre tem uma pegada textual bem diferente dos adrenalínicos americanos (e é muito bom variar nesse sentido), o desenho lembra Moebius e outras influências de traço fino. Aldebaran is hosted by ImageShackE, mesmo que não seja mais um "motivo pra comprar", é curioso notar que o autor Leo é carioca, mas desconhecido no Brasil e um sucesso como autor na França. Precisou de uma editora brasileira (a cara local de uma multinacional, whatever) importasse o material original em francês do cara pra que ele fosse divulgado em sua terra. Veja mais sobre a obra dele aqui.


Authority is hosted by ImageShack Invencível is hosted by ImageShack Bizarro Comics is hosted by ImageShack

DC Especial 10 is hosted by ImageShackOutras aquisições recentes em termos de encadernados e especiais foram Authority - Sob Nova Direção, o Madman e o Invencível da Pixel e o DC Especial 10, da Panini, revisitando a Liga engraçadinha de JM DeMatteis e Keith Giffen. Já li algumas dessas, aliás (já se passaram uns meses de cada compra a conta-gotas).

O especial da Liga não fede nem cheira e dá pra rir um bocado, mas não como na era da Liga original. A gente percebe os caras tentando ser engraçados quando antes eles só construíam as insanidades sem deixar isso transparecer. "Fluía" melhor, sabe como?

Madman is hosted by ImageShackE o Madman é louco, mas um louco bem despretensioso (nada "cabeça") e inofensivo. As histórias não precisam ser muito conseqüentes - coisas acontecem e somem meio "naturalmente" - e derivam de uma pra outra de um jeito bastante livre. A narrativa lembra uma mistura da Era de Prata da DC (ingenuidade, excessos e ficção científica) com uma dose de Estranhos no Paraíso (drama com humor), talvez. E uma personalidade bem própria, nesse meio, carregada de nonsense. Falando em loucura, finalmente temos também o Bizarro Comics. Sem frete, com desconto da loja e cupom, a gente consegue.

Mas isso em meses e meses de namoro na prateleira. Na lista, sobraram o mencionado Tom Strong, Chosen, alguns troços que eu nem lembro mais e, claro, o volume 2 de A Nova Fronteira, que ainda vai sair e vai ter de esperar na banca uns tempos, depois dessa traulitada.

Chosen is hosted by ImageShack Tom Strong is hosted by ImageShack