terça-feira, agosto 22, 2006

Fight Crystal Club Ball

Keane is hosted by ImageShackO Keane é uma banda de que eu já gostei mais. O primeiro disco é quase irretocável, uma belíssima coleção de faixas pop inofensivas e extremamente inspiradas. Tim Rice-Oxley, o piano-baixista e principal compositor do grupo, mostrou-se um melodista de mão cheia, enquanto Tom Chaplin tem aquela voz perfeita para o que se propõe, acompanhado da cara de estátua barroca que ajuda um bocado na tal imagem inofensiva. O simpático baterista Richard Hughes costumava responder aos fãs pessoalmente na internet, e mantém-se tímido, preciso, quieto no fundão, preenchendo bem as lacunas.

Enjoou um pouco acima de tudo porque, ao vivo, a banda funciona muito bem, mas é rigorosamente igual em todas as apresentações. O segundo disco, Under The Iron Sea, prometia um som diferente e, até certo ponto, cumpriu. Mesmo sem guitarra, a banda conseguiu tirar uns timbres loucos e alguma inventividade, mas já sem tantas boas melodias quanto antes. Não me empolgou muito (até agora), mas deixemos de lado a crítica ao disco.

Crystal Ball single is hosted by ImageShackPor ora, o comentário é a respeito do vídeo de Crystal Ball, terceiro single retirado do trabalho (ou segundo single "físico"). Música bacaninha, talvez sem grandes atrativos, mas o Keane já se destaca no terreno comumente chato dos vídeos por ter produzido algumas peças excelentes, como o primeiro vídeo de Everybody's Changing, a animação de Bedshaped e o esteticamente complexo Atlantic, dirigido por Irvine Welsh (o escritor de Trainspotting), oficialmente o primeiro single do novo disco, lançado só como vídeo.

Giovanni Ribisi is hosted by ImageShackCrystal Ball já começa agradando por trazer como protagonista o sempre excelente Giovanni Ribisi (Friends, Lost in Translation, My Name is Earl, Sky Captain). Enquanto a banda executa a música em uma sala semi-iluminada, o dia do personagem de Ribisi vai sendo contado e, bem, mais pra frente você percebe que há algo errado naquele cotidiano dele. O título deste post faz referência a um preferido da casa, o filme Fight Club, porque existe uma estranha semelhança entre o "pai de família" de Ribisi e o atormentado "Narrador Jack" de Edward Norton no filme.

Entretanto, a história contada no vídeo não acaba assim tão legal quanto sugeria. Poderíamos dizer que, quando se dispuseram a criar o clipe, alguém soltou uma ótima premissa com base na letra de Crystal Ball, e depois... bem, de certa forma ficou só na premissa. Veja parte da letra: "Who is the man I see / Where I'm supposed to be? (...) I'm not sure I'm even here / The more I look the more I think that / I'm starting to disappear / Crystal ball / Save us all, tell me life is beautiful (...) I look myself in the eye / There's no one there".

Keane -Crystal Ball scene is hosted by ImageShack

A atuação de Ribisi é tudo quanto é normalmente. O ator, competentíssimo, constrói quase que só com imagens a confusão por que passa seu personagem e, com sutileza, não deixa óbvio se ele está no limite ou se já passou do ponto naquele dia retratado, no começo de uma penosa descendente. Só que, justo quando estamos prestes a entrar de cabeça no mundo do personagem perturbado, o vídeo acaba. A explicação da banda para a coisa toda é a de que "ele começa a se ver como outra pessoa e não percebe". Se fosse só isso, não teria por que a mulher chamar a polícia, entre outras passagens. E seria um vídeo bem mais chocho...

Giovanni Ribisi is hosted by ImageShack

Melhor deixar por conta da bola de cristal do espectador. Afinal, não se entende bem o que o cara tem, o que vai ser dele e como se resolve a história que estava bem interessante até ali. Mesmo que o protagonista se descubra vivendo uma vida que não é sua, a frustração maior é nossa, quando o Keane resolve nos poupar do processo de decadência do personagem, ou, quem sabe, dos detalhes de uma situação que já vinha estabelecida.

Ah, o Keane é mesmo bem inofensivo.