terça-feira, agosto 08, 2006

The Casting Joke

The Joker is hosted by ImageShackEntão, vamos esquecer a individualidade necessária por alguns minutos e engrossar o coro do que, provavelmente, está sendo dito em todas as páginas nerds ao redor do mundo (nem conferi): Heath Ledger como o Coringa foi uma escolha, em princípio, horrenda, pra dizer pouco!

Teríamos dois critérios: a semelhança física (indispensável para fãs de quadrinhos) e as qualidades de ator, envolvendo competência geral e um tino para tipos sombrios e/ou histriônicos e/ou francamente birutas com força.

Vamos ao primeiro. As fotos abaixo foram escolhidas a dedo especialmente para a ocasião. Deixe o mouse sobre cada foto e você verá nome e grau de semelhança:


Crispin Glover hosted by ImageShack Paul Bettany hosted by ImageShack
Vincent Cassel hosted by ImageShack Heath Ledger hosted by ImageShack

No segundo quesito, vejamos: Paul Bettany é mais ator. Combinando o monge Silas a uma dose altíssima de extroversão, tiraria um perfeito Coringa maníaco da manga, sem sombra de dúvida. Crispin Glover é limitado. Em todos os filmes, ele faz cara de maluco ou de perdedor, e é isso. Será que ele saberia pirar totalmente e manter o sorriso sinistro o filme todo? Cassel é um excelente ator, mas tem um sotaque muito forte (ainda que "American psycho" Bale seja inglês e "cowboy" Ledger, australiano) e poderia meio que "desbandeirar" além da conta no papel. A atuação européia dele poderia sair caricatural demais, sem a dose de paranóia urbana mais associada aos Estados Unidos. E Heath Ledger nunca fez um papel em que fosse maluco, histriônico, agitadão, meio doidinho ou qualquer coisa assim. Pode até dar um ar trágico (que seria bem vindo) ao papel, mas como viram o Coringa nele é um mistério pra mim. É um bom ator, sem dúvida, mas tão longe da intensidade necessária ao papel que... Eu espero mesmo ser surpreendido. E ainda dou graças a Deus se alguém esqueceu o nome "Robin Williams" no caminho!

Em outros fronts, o nome escolhido pro segundo filme, The Dark Knight, tende a ser enganoso. Mesmo sem o "Returns", qualquer leitor mais sério percebe que houve uma apelação desnecessária. Apelação porque o nome vem carregado de uma significação brutal que não terá qualquer relação com o que o enredo do filme (necessariamente, por impossibilidade espaço-temporal). Os produtores querem que as pessoas se deixem levar por essa carga do nome, já incutida no imaginário não só público-alvo imediato (fãs do Batman), mas até dos outros espectadores, tendo em vista o impacto enorme da graphic novel na cultura como um todo. E foi desnecessária porque, dadas a qualidade do primeiro filme e a excelência do resto do elenco (Bale, Caine, Oldman e Freeman, confirmados), não havia por que ir atrás de um artifício tão rasteiro como essa apelação do nome.

Liev Schreiber is hosted by ImageShackPara Harvey Dent (que depois se transforma no Duas-Caras), há um boato forte a respeito de Ryan Phillipe. Eu consideraria uma escolha ainda pior do que Ledger como Coringa. Phillipe tem uma cara levemente mais masculina que Leonardo DiCaprio, e isso está longe demais do esperado para Dent. Um dos favoritos dos fãs, Liev Schreiber, cumpriria o papel com o pé nas costas, não apenas pela perfeição física para o papel como pela competência como ator - que Phillipe nem tem!

O último boato, esse sim dá gosto: Philip Seymour Hoffman como o Pingüim! Não precisa comentar ou justificar ou nada mais: seria o delírio fanboy.

Eu, por minha conta, continuo firmando um pensamento positivo de que podem escolher Jessica Biel pra ser a Mulher-Gato numa outra seqüência (ou a Hera Venenosa, serve também). Alta, atlética, forte pra diabo, corpaço (convenhamos, é necessário à personagem), um pouco mais nova que Christian Bale (23 a 31) e, claro, alguns degraus acima de maravilhosa. Não é lá uma grande atriz, mas sabe, sim, atuar decentemente e não comprometeria o filme como alguma iniciante hypada.

E Jessica Biel é a segunda musa deste blog (depois da Johansson), então vamos à galeria, just because!

Jessica Biel is hosted by ImageShack Jessica Biel is hosted by ImageShack
Jessica Biel is hosted by ImageShack Jessica Biel is hosted by ImageShack
Jessica Biel is hosted by ImageShack Jessica Biel is hosted by ImageShack
Jessica Biel is hosted by ImageShack Jessica Biel is hosted by ImageShack
Jessica Biel is hosted by ImageShack Jessica Biel is hosted by ImageShack