sábado, agosto 12, 2006

WarTuning

Já ouviu falar em wartuning? Eu nunca tinha, até ler este post em um blog que trata só de iPod. O texto é recente, mas a prática, segundo conta o camarada, não é assim tão nova.

iTunes icon is hosted by ImageShackTrata-se de um derivado do warchalking e do wardriving, e todos têm em comum o ato de "furtar", de alguma forma, um bem imaterial. Wartuning significa freqüentar, com um laptop, um local com conexão wi-fi aberta, cheio de usuários particulares, e surrupiar músicas compradas legalmente dos iTunes que estão nos computadores desses usuários - sem com isso criar danos diretos ao comprador original. Como não tem loja iTunes no Brasil, a prática deve ser bem pouco comum por aqui. Mesmo os (poucos) usuários do programa iTunes teriam de ter acesso a wi-fi desprotegido e encontrarem outros no mesmo alcance. Ah, e é necessário um pequeno conhecimento de programação, o que dificulta ainda mais.

Enquanto muita gente na internet se refere ao ato como "ouvir música do computador alheio", claro que a maioria não fica só no "ouvir" e baixa mesmo uma cópia para si. Há quem defenda que ouvir a música alheia não é furto, enquanto manter uma cópia seria realmente ilegal. Não vejo muita diferença, e faço minhas as palavras do post original: nunca tentei, não faço apologia e também não condeno nem um pouco - mesmo que "roubassem" de mim. É bem verdade que, com o tempo, o pessoal vai aprender mais sobre segurança em wi-fi, mas será que, enquanto isso, a RIAA e a Apple arrumam razão pra encrencar com mais essa?