segunda-feira, setembro 25, 2006

Lostícias 6

A transmissão ao vivo do programa do DJ Dan no último domingo levou o jogo Lost Experience oficialmente a um final. Não foi dos melhores, como a maioria dos sites de fora atestam, mas os objetivos de entreter os fãs da série no intervalo de temporada de Lost e de ainda ajudar na construção da mitologia foram alcançados com sucesso. Vale uma nota 9 para o marketing da ABC.

Esta coluna Lostícias inteira trata do fechamento do jogo, partindo do último ponto conhecido.

***

This picture is hosted by ImageShackNa semana passada, Rachel 'Persephone' Blake estava em Nova Iorque e ia se encontrar com "Malik", nome fictício de um aliado contra a Hanso. Não tivemos mais notícias a respeito disso.

Mas, no meio tempo, um conhecido dela de nome William Kilpatrick entrou em contato com a moça por um messenger na internet. Só que não era ele de verdade do outro lado. O interlocutor misterioso que se passava por Kilpatrick dizia que Rachel fez algumas coisas "muito ruins" em suas investigações contra a Hanso, perturbou muita gente e que ele sabia onde ela estava morando em Nova Iorque.

Tudo indica que Kilpatrick era o mesmo "Malik" e que tenha sido abduzido por esses representantes da fundação. A pessoa misteriosa diz a Rachel que seu amigo agora estava fazendo "um bem muito maior para a humanidade" - uma sugestão, a nosso ver, de que ele possa estar sendo usado de cobaia ou, pior, como "doador involuntário" de órgãos.

Ocorre então um breve vazio de notícias entre o dia dessa conversa (Rachel provavelmente sumiu de seu apartamento) e o último domingo, com a transmissão ao vivo do DJ Dan.

This picture is hosted by ImageShackChegamos ao domingo. Durante o programa, conforme era esperado, Rachel ligou. Enquanto batia papo sobre táticas de espionagem com o apresentador, um ouvinte liga em outra linha, diz que Dan precisa ouvir uma coisa e põe seu telefone no alto-falante da TV. O noticiário informa ao vivo que houve uma invasão das autoridades à sede da Hanso. Thomas Mittelwerk, atual cabeça da fundação, não foi capturado e estaria desaparecido.

Óbvio que, no mesmo segundo, Dan pergunta para Rachel o que ela teria a ver com o incidente. E ela, aparentemente, é a responsável pela coisa. Dá pra concluir que, antes de desaparecer, Kilpatrick-Malik provavelmente conseguiu cumprir o que prometera: pôr Rachel em contato com Hanso, depois de todo esse tempo de busca!

Ainda ao vivo na outra linha, ela direciona os ouvintes a um novo vídeo (sediado na própria ABC), que traz uma mistura do vídeo Sri Lanka (o anterior, aquele gravado secretamente pela moça na reunião da Hanso presidida por Mittelwerk) com imagens novas.

***

O novo trecho, já editado, pode ser visto e lido em inglês aqui.

This picture is hosted by ImageShackEle começa com a moça entrando numa casa luxuosa com a câmera ligada sem que o mordomo perceba. Caracteres na tela indicam que Rachel está na Noruega. Logo em seguida, vemos que seu anfitrião é o próprio Alvar Hanso do vídeo Sri Lanka (o 'Sr. Barbudinho'), alguns anos mais velho. Ainda não sei o que pensar a respeito da identidade real desse camarada, mas pelo menos dá pra garantir que é o mesmo sujeito.

Ele a recebe com cordialidade. Depois de algumas palavras meio tensas entre os dois, Hanso parte logo pro que interessa: "Você trouxe um dispositivo de gravação. Posso ouvi-lo na sua mochila. Acredito que você tenha vindo atrás de uma verdade, uma 'confissão' gravada de minha parte. Talvez então eu deva dar a você essa verdade".

This picture is hosted by ImageShackRachel então admite seu disfarce, pega a câmera e Hanso começa destruindo: "Esses homens que você conheceu trabalham para a fundação, mas não trabalham para mim. Eles me mantêm por perto, mas sou probido de ter contato com pessoas importantes. Sou um prisioneiro."

Rachel o acusa de tentar se esquivar. "Não, eu sou realmente culpado. Tenho culpa por ter ajudado Thomas Werner Mittelwerk, por tê-lo 'cultivado' para ser meu sucessor. Culpado por ter dado a ele todos os meios para fazer todas as coisas horríveis que tem feito. Eles não podem me matar, mas me mantêm aprisionado enquanto matam milhões..."

O vídeo então sofre uma interrupção. Sai de foco, Hanso olha para o lado, há um barulho que parece vir de fora. Mas Hanso continua em seguida: "Ele é o verdadeiro culpado por todas essas coisas que você expôs pro mundo. Mas o pior é que foi tudo feito em meu nome... e no seu!"

This picture is hosted by ImageShack

A grande revelação do jogo vem em seguida: "Essa é a razão pela qual você veio aqui, e pela qual vem investigando a fundação. Você queria saber mais a respeito dessa entidade beneficente que financiou toda a sua formação. Você sempre se perguntou como sua mãe solteira conseguiu pagar seus estudos e a vida privilegiada que sempre teve. Você se saiu uma jovem linda e inteligente, e conseguiu rastrear a origem desse dinheiro. Mesmo com tudo de ruim que descobriu a respeito da fundação durante esse processo, você continuou porque sabia que as pistas estavam te levando ao seu pai."

Rachel pode ser ouvida chorando, o que de certa forma confirma sua real motivação. "Agora, eu preciso da sua ajuda, mesmo que eu não mereça. Eu acho que não deixarei essa casa vivo. É uma questão de tempo até que os guardas lá fora percebam quem você é. Então, pegue essa confissão e leve-a à imprensa, às autoridades, a qualquer um que possa ouvir. Faça um escândalo com isso, Rachel! Você é a única que pode derrubar Mittelwerk e me libertar. Vá agora e acabe com isso tudo de uma vez!"

Ela então murmura "Adeus... pai" e desliga a câmera.

***

Pois é, isso lembra bastante o encontro de Neo com o Arquiteto em Matrix e da célebre linha "Luke, I am you 'fathar'", de Star Wars.

Ainda que o fim tenha sido um pouco decepcionante em termos de impacto na série, ele representou muito no jogo (esse resultado era meio que esperado por muita gente - não por mim), mas ainda pode ter conseqüências fantásticas no futuro de Lost na TV.

Vamos considerar alguns pontos:

This picture is hosted by ImageShack- Na série, Penelope Widmore encontrou pistas sobre a fonte de emissão eletromagnética na ilha, em busca de Desmond. Só que aquilo, segundo os critérios da série, ocorre por volta do fim de novembro de 2004 (mais de "48 days" depois da queda do avião, ocorrida em 22 de setembro daquele ano);

- Essa descoberta é mostrada no encerramento da segunda temporada, na primeira imagem do mundo fora da ilha revelada para nós até agora. Isso indica que podemos ter novas imagens do mundo real daqui pra frente;

- Widmore é a prova de que não apenas Rachel procura a verdade, mas de que já há ou houve gente poderosa ("com vontade e dinheiro", lembre-se) tentando entender o que se passa;

- Persephone é uma hacker e provavelmente vai se aprofundar mais do que nunca nos assuntos da Hanso no tempo presente (agora, fim de 2006). Ela inclusive já começou isso, ao expôr o depoimento (falso ou verdadeiro) de Alvar Hanso (falso ou verdadeiro) e causar a intervenção na fundação - pelo menos ao que se acredita hoje;

- Importantíssimo lembrar que, se Widmore não pôde encontrar a ilha na época em que os caras da neve ligaram pra ela (se a ilha é indetectável pela visão e tem acesso quase impossível por outras formas), há chances de que não a tenha encontrado até hoje. Mas não sabemos o que houve desde 2004 até agora, envolvendo a ex-esposa de Desmond - o que ela descobriu, o que teria sido feito para abafá-la, quem mais ela teria envolvido na busca durante esses dois anos.

- Concluindo: se Persephone conseguir entrar em contato com Penelope (nota a relação?), uma quantidade incrível de coisas pode ser especulada. Por exemplo: os sobreviventes podem estar na ilha até hoje, podem já ter morrido em experiências, podem vir a ser salvos pela obstinação de Persephone no tempo presente, os resultados loucos das atividades da Hanso com relação à ilha serão revelados ao mundo, a própria equação Valenzetti pode ser revelada (e desmascarada ou confirmada), etc, etc.

Ou seja, agora não é absurdo algum esperar que Persephone venha até a aparecer na TV, em algum acontecimento (quem sabe?) lá no fim da série. Talvez o próprio Alvar Hanso possa dar as caras, se ele não morreu na seqüência dos acontecimentos do vídeo.

E uma outra coisa me deixou bastante curioso: quem seria a mãe de Rachel Blake? Provavelmente, é alguém de quem a gente vai ouvir falar em breve... ou que até já conheceu.