segunda-feira, novembro 27, 2006

Alguém está lendo?

This picture is hosted by ImageShackJá é famosa a história de que o piloto da série Nobody's Watching foi recusado pelo canal WB, chegou ao YouTube quase um ano depois, virou um sucesso indiscutível - comprovando mais um erro colossal dos executivos de TV, que não são burros só no Brasil - e será acolhida a partir do ano que vem pelo mid-season da rede americana NBC.

O que nem todo mundo sabe é que, desde o começo de outubro, Derrick e Will, personagens centrais da futura série, mantêm um site oficial de Nobody's Watching, no qual vêm postando em vídeo suas paródias, seus comentários sacanas e demais impressões sobre a programação da TV. Esse site nasceu depois que o presidente da NBC anunciou cedo demais que a série seria produzida, quando os executivos ainda não tinham um consenso a respeito da encomenda de episódios. O acordo inicial foi então refeito e a produção ganhou sinal verde para criar webisódios, que ficam hospedados nesse novo endereço. Só recentemente é que a série foi divulgada como "em planejamento" para a TV.

Nobody's Watching fala de dois amigos de um fim-de-mundo de Ohio (os atores Taran Killam e Paul Campbell) que adoram ver TV desde pequenos e acham que a programação atual é a pior de todos os tempos. Eles então mandam um vídeo para todos os canais, dizendo que poderiam fazer séries muito melhores que as que estão no ar, e conseguem impressionar o pessoal da WB.This picture is hosted by ImageShack Acabam contratados para criar um novo programa -- mas tudo acontece de um jeito bem diferente do que eles pensavam, quando o próprio processo de criação se transforma na série. Dá pra entender um pouquinho melhor por que ela foi recusada, não? É o velho "explica, mas não justifica". A desculpa da WB foi a habitual: "não queremos abusar da estupidez dos americanos, que são incapazes de entender coisas do nível de Arrested Development e nos obrigam a cancelar tudo o que é realmente brilhante na TV para manter só o que for mais rasteiro".

A página inicial do site traz um blog com notícias verdadeiras (de participações dos dois em outras séries), notícias falsas (situações por que passam os amigos) e as novidades em termos dos webisódios propriamente ditos. Navegando no menu da direita, é possível assistir a todos os vídeos curtos já produzidos nesses quase dois meses. A última coluna Lostícias (veja aí ao lado) trouxe uma amostra: os dois amigos se preparam para assistir Lost, arrumam até umas fantasias para entrar no clima da série e... um deles se disfarça de Shannon. E é a Shannon!

O resto do site traz um álbum de fotos que parece realmente feito por dois moleques urbanos de Ohio, links para outras informações sobre a série (que não é tratada como série, claro, e sim como "a realidade") e até um fórum aberto a usuários registrados. Mas não deixe de ver o FAQ - que não traz questões freqüentes, não responde nada sobre Nobody's Watching e fala bem pouco sobre os próprios amigos. Mas... Uma amostra: "This is the fifth time I've asked this question. How often must a question be asked before it's considered a frequently asked question? Eight."

Quem não viu o tal piloto ainda pode assisti-lo em três partes no YouTube:
- aqui está a 1.
- aqui está a 2.
- e aqui está a 3.


This picture is hosted by ImageShack