segunda-feira, novembro 06, 2006

O caos e Watchmen em teoria

This picture is hosted by ImageShackAlgo está errado no nome do livro Watchmen e a Teoria do Caos, do professor mineiro Gian Danton, atualmente radicado no Amapá.

Claro que dá pra perceber logo que o texto era originariamente acadêmico, apresentado como trabalho de conclusão de curso. Só que publicar o trabalho exatamente como ele foi gerado para apresentação a uma banca e ao mesmo tempo buscar como leitores do livro os fãs de quadrinhos mostra-se ridiculamente contraditório - quase ofensivo, até, porque o livro resulta muito ruim.

Em sua ficha no fim da edição, Danton se diz um especialista em redação, comunicação e metodologia científica. Seu livro, por outro lado, traz erros grosseiros exatamente em redação, grafia, metodologia e especialmente de estrutura. Será que não passou por qualquer tipo de revisão, justo vindo de um revisor? A linguagem geralmente aborrecida do ambiente acadêmico traz dezenas de restrições que deveriam ter sido superadas para a publicação de um bom livro, um que não ficasse preso ao formalismo e ao mesmo tempo não descambasse para a superficialidade. Resumindo: um trabalho dessa natureza obrigatoriamente tem de ser reescrito se tiver pretensões de se tornar literatura que não seja técnica.

This picture is hosted by ImageShackO grande problema é que o texto, em sua sanha por obediência a critérios acadêmicos, virou uma bagunça fenomenal. A reescrita geral sugerida acima (e não apenas para este caso, claro) faria muito bem a Watchmen e a Teoria do Caos; criaria um livro valioso tanto no estudo de caso - um exemplo de uso intencional de uma teoria séria na ficção - como também deixaria extasiados os fãs de quadrinhos, por trazer uma análise mais detalhada, aprofundada e diferenciada de uma obra tão importante quanto Watchmen.

Além da linguagem, outra diferença importante que não foi considerada diz respeito ao tempo hábil para a criação. A apresentação de um trabalho acadêmico tem prazo diferente daquele para a publicação de um livro, isso é claro. Quando um autor com tal currículo tem a liberdade (leia-se "mais tempo e flexibilidade") de revisar não apenas sua linguagem, mas também o conteúdo abordado no texto, seria aconselhável que sempre o fizesse pelo bem de sua assinatura na capa. This picture is hosted by ImageShackHá ainda uma questão de amadurecimento que costuma ser pertinente quanto à "obrigação" da entrega de um trabalho e a publicação voluntária de uma obra baseada naquele trabalho algum tempo depois. Nada disso ocorreu aqui.

É bastante óbvio para qualquer leitor mais educado que Watchmen tem mesmo intrincada fundamentação filosófica, social e até mesmo matemática, ao mesmo tempo em que se apresenta como leitura extremamente fluida e fértil para praticamente qualquer pessoa. É Literatura com maiúscula e negrito, sim. Sua adequação universal superficial erigida sobre conceitos de alta erudição e pertinência em diversas áreas constituem a beleza desse texto. Alan Moore foi o gênio capaz de organizar construção tão delicada e bem-planejada.

A presente análise da obra, entretanto, abriu mão justamente do bom planejamento esbanjado por Moore. Apanhando partes do livro que funcionam, eliminando uma quantidade infindável de informações inúteis, acrescentando o que certamente faltou e enxugando o excesso acadêmico, seria possível amarrar um senhor conteúdo, muito mais do que um livrinho de bolso ou a mera publicação de um "trabalho de escola". Vejamos alguns exemplos dessas possíveis mudanças.

O trecho que fala da biografia (relacionada a quadrinhos) de Alan Moore poderia ser facilmente incorporado no decorrer do livro, quando cada colocação se fizesse necessária. Esse começo do livro, que não é relacionado a Watchmen, é praticamente dispensável por inteiro, ainda mais quando o autor resolve se deter em outros trabalhos do autor, como V for Vendetta. A parte inicial está tão longe de qualquer eventual desdobramento adiante que não faz sentido manter as duas coisas separadas - e nem sempre há pertinência para o restante do texto!

A ausência de entretítulos que separem claramente cada seção ou cada assunto abordado é um dos maiores problemas de organização. Mesmo romances de cunho totalmente artístico-literário trazem trechos separados, para possibilitar ao leitor a pausa, a demarcação do que termina e do que começa em seguida, amarrado ou não ao que veio antes.This picture is hosted by ImageShack Sem essa respirada necessária, e ainda mais considerando que o autor simplesmente não soube amarrar muitos dos assuntos, somos obrigados a saltar de uma coisa à outra sem qualquer pista de que o anterior se encerrou ou de que ali existe um "parênteses".

Além dos problemas de organização, há outros ainda mais graves. Um deles é o excesso técnico no tratamento da teoria do caos. Não há muita apresentação nem qualquer aprofundamento; simplesmente jogam-se alguns termos técnicos do nada e inicia-se uma abordagem que, sinceramente, termina parecendo aleatória e sem sentido. Naquele momento, o livro seria obrigado a se comportar como um leve veículo de divulgação científica, afinal, é necessário contextualizar o leitor naquele assunto técnico. O papel da divulgação científica é, em grande parte, o de traduzir em "língua de gente" o cientifiquês e mostrar para a "gente da língua" as aplicações práticas, as fundamentações ou a futurologia resultantes de uma descoberta, de uma pesquisa, etc. Em entrevista, o autor diz que sua grande intenção profissional sempre foi analisar e pesquisar quadrinhos de maneira séria. Sem dúvida alguma, é uma das intenções mais louváveis dentro do universo da cultura pop, comumente tratada com descaso, como assunto desimportante - a própria série Watchmen prova esse engano. Entretanto, tal propósito dificilmente é alcançado no livro, apenas em um ou outra passagem interessante. Transforma-se em um "mérito teórico". Correlacionar um assunto pop a um enfoque sisudo necessariamente exigiria apresentação do tal assunto "difícil" com linguagem acessível. Mas, quando muito, o livro detém-se em exemplos alheios já surrados, sem voz própria.

O conteúdo também traz problemas sérios. Em certo momento, o autor até deixa claro que tentará abordar os elementos definidores do caos um a um e buscar exemplos e aplicações na obra original. Muito bem, sem muita definição, isso de fato acontece. Então, ele se detém, por exemplo, na simetria dos desenhos e dos quadros na narrativa gráfica de Watchmen (com méritos para algumas observações). Agora, esqueça o livro por um instante. Quem quer que tenha lido a série pensa de imediato na referência mais óbvia de todas: a máscara de Rorschach, que você vê abaixo. Pois o autor nem a menciona, nem fala do teste de mesmo nome pelo qual o personagem é obrigado a passar! Não aborda também a clara bipolaridade - também uma simetria de opostos - que existe entre Rorschach e o Dr. Manhattan, que, sozinho, é mencionado a todo momento como se fosse o único personagem-chave da história. Manhattan causa fascínio, sim, mas por isso mesmo deve ser visto com distanciamento, como bem mandam os rigores científicos. Diabos, eu nem mesmo lembro se o nome de Rorschach aparece em algum momento do livro! Como é possível??

This picture is hosted by ImageShack

Da forma como está, caro leitor de quadrinhos e, mais ainda, caro apreciador de Watchmen, essa pequena análise pretendida por Danton se mostra superficial, paupérrima e falha em diversos sentidos. Não vale a pena como obra afim; talvez valha apenas como uma certa "iniciação" às complexidades da teoria do caos, se o leitor chegar avisado a essa função do livro. Caso contrário, só vai lamentar a compra do livrinho e o fato de o título de algo tão fascinante quanto Watchmen estar ligado a ele.