segunda-feira, novembro 27, 2006

Uma nova esperança para o ASCII

This picture is hosted by ImageShackUma das mais recentes edições da newsletter WindowsSecrets & LangaList (pois é, as duas agora são uma só) trouxe uma besteirinha pop bastante interessante. Chata pra diabo, mas ainda interessante.

Abaixo, traduzo e adapto o texto que veio na newsletter.

Simon Jansen, um programador da Nova Zelândia, deve ser um sujeito extrematupidamente(*) desocupado. Esse cara recriou todo o filme Star Wars - Episode IV: A New Hope em arte ASCII(**) animada. Não satisfeito, tornou a animação disponível em duas frentes. Você poderia baixá-la como um filminho em Java, do site dele, mas vai achar muito mais interessante assisti-la em uma janelinha de DOS no seu computador, via telnet(***). Isso para usuários de Windows; em outros sistemas, nem sei como funciona o protocolo telnet.

As instruções:

- Clique no botão "Iniciar" e escolha a opção "Executar".
- Digite cmd e dê OK ou ENTER.
- O prompt do DOS vai abrir e você pode ver uma linha de comando.
- Digite o seguinte: telnet towel.blinkenlights.nl
- Aguarde, a animação vai começar a rolar logo na telinha.

Segundo o autor, o filme não está terminado, mas já vale a pena pra umas risadas. Eu não posso atestar porque não passei dos três minutos de "projeção"...

Caso você use um firewall (e deveria), é necessário liberar o acesso à internet para o cliente telnet do seu Windows. Muitos firewalls vão pular um aviso na sua cara e perguntar o que você quer fazer. Diga sim para aquela sessão e tá feito.


This picture is hosted by ImageShack

* extrematupidamente = demais mesmo muito com força and beyond.

** arte ASCII = desenho feito com os caracteres que você vê no seu teclado (maiúsculas, minúsculas, acentos, algarismos, sinais matemáticos, etc) e no mapa de caracteres do Windows (que traz muitos outros). Pode ser feita em 2D ou 3D. É bem complicadinha de fazer e é considerada uma das maiores formas de expressão nerd já inventadas. Veja mais a respeito na Wikipedia.

*** telnet = um dos primeiros protocolos criados para uso na Internet (ainda com maiúscula em 1969). Pra quem não sabe, o HTTP que vai antes de tudo quanto é página da internet que você conhece é um protocolo, que é diferente do protocolo de envio de email (SMTP), que é diferente do protocolo de recebimento de email (POP3), que é diferente do BitTorrent (torrent), que é diferente do telnet e de muitos outros. O telnet anda em franco desuso principalmente por não ser muito seguro nem muito amigável para o usuário comum. Veja mais a respeito na Wikipedia.