segunda-feira, novembro 27, 2006

Sorrisos amarelos

This picture is hosted by ImageShackMinha gente, convenhamos: The Simpsons é um desenho que já morreu, esqueceu de deitar e agora começa a feder com essa história de filme.

A série na TV vai de mal a muito pior. Já inclusive passou do ponto de não ser mais engraçada - começa mesmo a dar raiva assistir aos capítulos mais recentes, sempre por acaso, e perceber que Matt Groening simplesmente não soube quando parar e vem enterrando dia a dia um desenho que marcou época. Num mundo que já escancarou uma vertente muito mais pesada e inteligente do mesmo tipo de humor, com Family Guy ou South Park, entre outros, por que Groening ainda insiste em estender Os Simpsons até uma eventual vigésima temporada sem dispôr de conteúdo? Por que é que ninguém diz isso de uma vez por todas??

This picture is hosted by ImageShack

Há pouco mais de uma semana, saiu o teaser do tal filme (se liga: teaser trailer não é trailer!), e você pode ler a respeito aqui. O que dá pra dizer é que ele só vale um sorrisinho mais amarelo que os personagens. A idéia do "2D é feio, mas vai ser assim mesmo!" é ótima, mas morre no próprio teaser. O Homer tomando cacete e mais cacete é o tipo da piada antiga demais, que já não funciona como poderia. Querem fazer o povo rir com pastelão de novo? A família Simpson hoje só empolga criancinha ou então quem está muito por fora de qualquer avanço em termos de humor politicamente incorreto. Ou quem sabe os interessados espectadores de Zorra Total...

Uma boa noção do que esperar desse filme está no fato de que há anos os produtores vêm afirmando que só fariam o filme quando achassem "um roteiro excelente e que valesse mesmo a pena", nas palavras deles. This picture is hosted by ImageShackSendo assim, se a tecnologia para produzir em 2D é praticamente a mesma desde mil novecentos e neanderthal, por que não lançaram esse filme lá pela quarta ou quinta temporada, quando as idéias dos caras fervilhavam de verdade - e o desenho era fantástico e tido como revolucionário? Se o que consideram inteligente hoje para esse roteiro seguir o caminho dos episódios atuais, então um abraço!

O filme até pode funcionar, claro. Mas só se, numa hipótese fanboy muito esperançosa, tiverem reunido todas as boas idéias dos últimos cinco anos (tempo aproximado em que a série vem sendo péssima) e jogado no tal "roteiro inteligente" de Groening. Não, talvez nem assim... A falta de timing tende a enterrar a coisa de qualquer maneira. Não são poucos os antigos fãs hardcore que já abandonaram o desenho pela absoluta falta de graça - só eu conheço uns quatro, sem contar comigo e sem contar os ocasionais.

This picture is hosted by ImageShackÉ duro ver neguinho desavisado que ainda fica entusiasmadíssimo com esse filme. Escrevem em fóruns cheios de elogios, a coisa vira notícia de jornal, falam a respeito como se fosse a maior maravilha do mundo... Certamente, são aqueles que não assistem nem a uma coisa (Simpsons de hoje) nem à outra (as animações adultas atuais, com muito mais substância). Continuam pensando que Bart e companhia ainda representam revolução.

Já foram há dez anos. Não são mais. Atualize-se.