quinta-feira, novembro 09, 2006

Lostícias 11

O episódio que fecha essa primeira parte da terceira temporada (a ser retomada só em fevereiro) se chama "I Do" (é o "aceito" do casamento). É centrado em Kate, e mais uma vez os flashbacks refletem um bocado do que acontece no "lostiverso".

Como é tudo cheio de spoiler, vamos mais uma vez facilitar dificultar a sua vida e criar a Grande Mancha Preta (R) entre duas imagens centralizadas. Após o sinal, você sabe o que fazer...

This picture is hosted by ImageShack

- Pra começar, a anuência do título fala do casamento de Kate e, ao mesmo tempo, da consumação da relação com Sawyer na prisão dos Outros.

- Kate vestida de "frágil mocinha" e com música dos anos 60 tocando? Bom, deve ser essa a idéia que ela tem de "nova vida". A música é Slowly, cantada por Ann Margret, que é mais conhecida como atriz, mas também gravou um bocado de coisa. A letra diz "Come on and squeeze me again, but this time slowly / 'Cause I like your grasp but it mustn't fast" ("Vem e me aperta de novo, mas agora mais devagar, porque eu gosto da sua pegada, mas não pode ser tão rápida"). É basicamente o que Kate gostaria de dizer a Sawyer, como vemos no decorrer do episódio. Acaba não dizendo, mas faz. É curioso que todas as músicas significativas de Lost até agora (fora da trilha original) foram cantadas por mulheres e são antigas, já notou?

- De números, parece que só temos um "752" na porta ao lado do quarto de hotel de Kate. Se há nisso algum significado, ainda não saquei. Só dá pra dizer que é divisível por 4, 8 e 16.

- Kate se casa de verdade, por amor e ainda por cima com um policial. Arrumou o nome falso de Monica, e seu marido se chama Kevin. Mas ela disse uma vez que o camarada que deu a ela o aviãozinho foi "o único homem que ela amou de verdade". O cara morreu. Logo, esse casamento dela "por amor" é bem suspeito. Durante o casamento, o padre cita uma frase do noivo, a respeito de MoniKate: "What you see is what you get". Não poderia estar mais longe da verdade...

- Falando em verdade, talvez seja um dos episódios de Lost com menos simbolismos e abertura a interpretações. Como tinha de ter um desfecho previamente calculado como "extra-ganchudo", acredito que resolveram contar a história de modo mais literal para chegar nos finalmentes altos e claros. "What you see is what you get", pode ser até uma forma de encarar o episódio - se não tiver algum significado posterior, como começarmos a destruir teorias e encarar mais de frente algumas ocorrências da(s) ilha(s).

- Alex protagoniza mais uma ceninha de rebelião. Ela diz a Kate que mataram seu namorado (aquele garoto que ajudou Sawyer a fugir) e que agora vão matar Sawyer também. Diz ainda que não é pra acreditar em nada do que os Outros dizem. Continuo tendo minhas dúvidas a respeito dessas cenas. Se o lance dos Outros é jogo mental, isso facilmente poderia fazer parte. Afinal, a cada momento, alguém diz que é pra esse não confiar naquele, e aquele no próximo, e por aí.

- O contraponto entre Kate pondo o capuz e o corte para ela vestida com o véu de noiva foi bem interessante. E Kate vestida de noiva, rapaz...

- O reencontro de Kate e Jack lembra dois animaizinhos em cativeiro se conhecendo, não? Se olhando com certa curiosidade, um "sacando" o outro com uma divisória no meio. Me pergunto o que poderia ter acontecido se não houvesse a divisória. E... cobaias não é o que eles são ali? Com a diferença de que já se conheciam. De volta à sua jaula original, "a fêmea cruza com o outro macho". A bem da verdade e seguindo o raciocínio acima, Kate foi praticamente empurrada para Sawyer a partir daquela impressão de Ben lá no primeiro capítulo.

- No que Kate e Sawyer vêm "trabalhando" esse tempo todo? Ela só diz que não sabe, "mas é algo grande". Não me lembro de alguém ter mencionado exatamente o que eles fazem (pode ser só uma forma de os Outros passarem o tempo dos prisioneiros), mas acho mesmo que isso não foi esclarecido.

- Por que Kate ligaria para o agente do FBI que a está procurando? O que ela queria com isso? Acredito que todo mundo notou que o agente Edward Mars é o mesmo que a levava no avião e, literalmente, morreu na praia.

- Bom, o envolvimento agora foi mais sincero. Das duas partes. Se a escolha de Kate por Sawyer é definitiva, ninguém sabe (nada em Lost é), mas que eles fizeram sexo por pura vontade dos dois, isso foi. Teria sido só carência dela, e ela na verdade gosta é de Jack? O machão Sawyer ainda admitiu espontaneamente que a ama também, meio que retribuindo do capítulo quatro, em que ela "confessa" enquanto ele está sendo espancado. Dominic Monaghan não deve ter ficado nada feliz com esse episódio, hehe. Primeiro, ela está nua na cama com Nathan Fillion; depois, nua na jaula com Sawyer.

- Fillion, aliás, tem toda a cara de que vai aparecer de novo algum dia, assim como Penny Widmore, a noiva de Sayid, a filha de Sawyer, o irmão de Charlie e outros casos pendentes.

- O intercomunicador misterioso na cela de Jack dá sinais de vida mais uma vez. Ele tenta alguma comunicação e uma voz feminina misteriosa (suspeita-se de que seja Alex) sugere que ele tente abrir a porta. Quase de imediato, Jack tem acesso à cabine de comando de Ben, mas não há ninguém à vista. E o que o cara descobre num armário é um arsenal pronto pra ser usado. Num dos monitores, Jack fica sabendo sobre Kate e Sawyer em primeira mão - e sua expressão é de incredulidade, não tenha dúvida. Mas Ben aparece e Jack o informa assim mesmo que vai operá-lo. Seria de se supôr que ele iria querer punir Sawyer e não fazer operação nenhuma, mas isso não acontece. E ele consegue de Ben o "acordo de Michael": fará a cirurgia e Ben então o põe pra fora da ilha.

- Kate faz um teste de gravidez e chora por não estar grávida. Por que seria? Não dá pra ver se era da mesma marca Widmore, do teste que Sun faz na ilha, mas a caixa também tem uma borda roxa.

- As duas passagens da Oceanic eram para a Costa Rica. Qual a relação com Sydney ou Los Angeles nessa? Talvez seja uma dica de que a interseção de Kate nesse episódio não era com nenhum outro sobrevivente, mas um primeiro contato com a companhia aérea. Pode ser uma pista para que a consideremos uma "personagem" importante, também.

- No cajado de Eko, Locke vê escrito "Lift up your eyes and look North". É uma passagem bíblica no livro de Gênesis (13:14), que diz "Levante seus olhos e olhe para o norte" - ao norte de quê, acho que ninguém sabe ainda. Logo abaixo, há a inscrição "John 3:05". Seria outra referência sem qualquer relação com a primeira, mas ambas estão escritas quase junto. Sendo assim, John poderia ser John Locke, mas o "3:05" ainda vai ficar pra próxima (a não ser o fato de que a soma é 8...). Locke é um cara supersticioso (e, na ilha, parece que isso faz o maior sentido do mundo) e provavelmente vai interpretar isso como algum sinal - que vai se mostrar correto, pode apostar.

- Antes da cirurgia, Ben quer saber se Alex perguntou por ele. Que diabos? Será que Ben é pai da filha de Rousseau?? Faz tempo de que eu suspeito de que Rousseau está completamente maluca, aliás, e acredita mesmo em tudo o que diz, ainda que quase nada daquilo seja verdade. Mas isso é teoria para outra hora.

- Foi citado um Jacob, quando Tom (o "capataz" dos Outros) fala numa "Jacob's list" (possivelmente, a lista de nomes a serem capturados). Jacob pode bem ser o Homem do Tapa-Olho. O personagem bíblico Jacó era um homem conhecido por sua dedicação ao estudo e seus modos reclusos. Foi também o único a quem Deus teria atribuído um sentimento de verdadeiro amor por outra pessoa. Jacó sofreu com o ódio de seu irmão, Esaú (especula-se que Alvar Hanso tenha um "bad twin"), e com a perda de sua esposa preferida (coisas da Bíblia), que se chamava Raquel. O resumo de sua vida é geralmente centrado nas muitas dificuldades por que passou e que o levaram mais próximo à divindade. Tudo isso pode ser indicativo de um monte de teoria furada, então deixa quieto por enquanto. A única curiosidade besta interessante é que a tradução literal do nome "Jacó", vinda do hebraico, é "calcanhar". Será que o Homem do Tapa-Olho vive dentro do pezão da estátua?? :)

- O olhar de Ben quando Jack deixa claro a Kate que não vai haver operação é de satisfação, como quem pensa "Fascinante!". Se ele estivesse mesmo doente, ficaria fulo da vida ou desesperado; mas se está só conduzindo uma experiência de joguinho mental, é exatamente essa a cara que ele faria... Quando ele era Henry, já se sujeitou a situações piores do que uma cirurgia controlada e ainda conseguiu se sair por cima. Parece que o cara está disposto a qualquer negócio em nome de seu grande experimento. Dá pra duvidar de que ele tenha mesmo o tumor - e Jack, afinal, nem mesmo alcançou o tumor. Foi direto para a sua tentativa de fuga.

- Durante a cirurgia, que ia bem, Jack faz tudo "errado". Não cumpre sua parte do acordo com Ben nem faz o que Juliet sugeriu nos cartazes. Em vez disso, o cara pega pesado, danifica um rim de Ben e, a partir daí, tem nas suas mãos a sua vida, a de Ben, a de Sawyer e a de Kate (pelo rádio de Tom). O grande gancho para a próxima etapa é que Kate não pode fugir porque eles estão em outra ilha e Jack não sabe; Sawyer ainda está para ser executado (juro que, mesmo sabendo que não, achei que ele ia pro saco); e Ben... Ninguém sabe o que vai ser dele e do médico.

- Pra ser sincero, a deixa final do episódio anterior (Locke ouvindo de Eko que será o próximo a morrer) foi muito mais porrada. Mas o gancho de agora realmente deixa um montão de possibilidades...


This picture is hosted by ImageShack

***

This picture is hosted by ImageShackHá poucos dias, no podcast oficial de Lost, que é apresentado pelos dois cabeças da série (mais oficial que isso, impossível), tivemos algumas revelações interessantes. É claro que ninguém ali vai vazar nada bombástico sobre o futuro, as teorias ou coisa assim, mas foram comentários importantes a respeito do que já passou e que foi deixado no ar e daquilo que podemos esperar de forma geral. Recentemente, também tem havido mais disponibilidade de informações em entrevistas e, enquanto nada é tão decisivo assim, muitas curiosidades já podem ser apontadas.

Cabe aqui, portanto, um alerta de spoiler a quem não está acompanhando a série pela internet.

De novo: habemus spoiler! Ok?

Então vamos, item por item, aproveitando partes de entrevistas e outras declarações, lembrando que o que está abaixo é oficial, com conclusões não-oficiais em seguida:

- A ex-namorada de Sawyer "muito provavelmente" não estava mentindo (palavras deles). A bebê Clementine existe mesmo, é filha de Sawyer e tem boas chances até de reaparecer em novos flashbacks. Comentário losticioso: como um dos episódios mais recentes foi focado no larápio e ele ainda deve ter flashbacks, é de se supôr que não vá morrer tão cedo.

- Kate ama Sawyer de verdade. Comentário losticioso: isso pode causar algumas complicações futuras, até porque ninguém sabe se a recíproca é verdadeira... O episódio acima meio que comprova, mas Sawyer é um grande sacana.

This picture is hosted by ImageShack- Há grandes chances de que um dos personagens que já conhecemos seja gay. Comentário losticioso: sei lá qual o impacto disso na história, mas, se soltaram como revelação, deve ter algum. Ana-Lucia era a aposta praticamente geral (como em qualquer papel de Michelle Rodriguez, aliás), mas disseram que a revelação vale pro futuro. E, sobre a policial, deixaram claro em outras entrevistas que sua personagem era definitivamente heterossexual. Vejamos, então... Nada prova nada por aqui, mas Jack era casado, pulou a cerca com outra e e está, sim, atraído por Juliet; Sawyer pira com a Kate trocando de roupa; Hurley gostou de verdade de Libby; Sayid quer rever sua noiva mais que tudo e atacou a Shannon sem piedade; Jin é casado com Sun (mas vai saber...); Charlie parece mesmo que é doido com Claire; Desmond sonha com Penny. Dentre os principais, sobram Locke (tinha sua namorada, mas era um velho solteirão amável que mantinha aquelas fantasias malucas por telefone), Ben (o jeitão empertigado dele revelaria muito, mas há o caso da tensão com Juliet) e Paulo, que ainda não se revelou namorado de Nikki (e é brasileiro, ou seja, "exótico" aos olhos gringos). E Michael ainda pode reaparecer. Se até o Jack de Will & Grace tinha um filho...

- O amante de Sun, Jae Lee, pulou da janela. Ele não foi morto por outra pessoa. Comentário losticioso: sua morte aconteceu por conta daquelas coisas de honra que os orientais (perdão pela generalização) costumam carregar.

- O "Turbine Man" - aquele cara que foi sugado pela turbina nos primeiros momentos da série - era realmente o autor Gary Troup, o cara que escreveu Bad Twin como uma alegoria da Hanso e com propósitos acusatórios. Comentário losticioso: é bom lembrar que Troup era também uma das maiores autoridades mundiais em Enzo Valenzetti e na Equação Valenzetti, e sobre eles chegou a escrever um outro livro que foi "confiscado" pela Hanso.

- (Comentário losticioso: Não lembro quando aconteceu isso, mas) os produtores revelaram que o obscuro personagem Scott, que deve ter aparecido de verdade umas duas vezes, está morto. Só que ele era tão obscuro que os atores que interpretam Scott e Steve já até discutiram a respeito de qual era o papel de cada um. Nem eles mesmos sabiam direito qual era qual e quem morreu!

- Há grandes chances de Danny Pickett (o "Outro" do nariz remendado) ficar obcecado por uma vingança contra Sun, que matou sua companheira Colleen. Comentário losticioso: até agora, os Outros estranhamente nunca reagiram com violência aos eventuais ataques dos sobreviventes, apesar de poderem fazê-lo. Existe aquele clima de "tudo pelo bem da nossa experiência" (qualquer que seja ela e presumindo que haja uma experiência em andamento), como cientistas abnegados fariam.

This picture is hosted by ImageShack- Futuros flashbacks incluem Juliet (Not in Portland, com Ethan), Hurley (Tricia Tanaka is Dead, incluindo Dave), os Outros (como um todo, e situados em sua vila!), Locke (no qual será revelado por que ele foi para a cadeira de rodas), Paulo e Nikki (provavelmente com parte em separado e parte em conjunto, já na ilha, fazendo sabe-se lá o quê), Jack (com a origem das tatuagens; por que essas tatuagens parecem tão importantes pra tanta gente??) e Desmond (aprofundando na questão dos dejà-vus), entre outros.

- O cara de tapa-olho não é o falecido Radzinsky, que está mesmo confirmado como morto. Mas é provável que o olho de vidro encontrado pelos "tailies" na estação do outro lado da ilha seja dele. Ele não apenas vai reaparecer em breve como terá um papel importante nos capítulos que virão. Comentário losticioso: Radzinsky era o cara que ficava na estação Swan com Inman até algum tempo antes de Desmond chegar à ilha de barco. "Sabe aquela mancha no teto? Aquilo era Radzinsky."

- Será revelado o que aconteceu com a aeromoça Cindy. Tanto ela quanto Libby vão mesmo reaparecer em flashbacks de outros personagens.

- Há mais "tailies", ou seja, sobreviventes da parte de trás do avião. Comentário losticioso: não se sabe ainda se esses mencionados são os raptados do grupo de Eko, Ana-Lucia e afins ou se é um novo grupo de personagens desconhecidos pra nós. Apostaria na primeira hipótese.

- E, por último, a história de Michael e Walt não está oficialmente encerrada, mas ainda não será abordada nesta temporada. O que aconteceu a Locke, Eko e Desmond logo depois da implosão da escotilha (que pode não ter sido uma implosão!) será revelado. Também saberemos o destino das crianças raptadas. O fato de a ilha ter sido "revelada" ao mundo exterior terá sérias conseqüências nos próximos capítulos. Pelo menos duas reviravoltas gigantescas se darão nos capítulos de fevereiro. Uma está relacionada à história e outra a um personagem. O fato de a segunda ilha estar a apenas uma hora do local do acidente (como indicado a Goodwin) será explicado, e tudo indica que o acampamento maltrapilho e a vila civilizada ficam bem distantes um do outro. E o mais esquisito de tudo: Eko pode reaparecer, e não necessariamente em um flashback! Comentário losticioso: é bom relembrar que essas são palavras dos criadores da série, ou seja, informações oficialíssimas. O lance da implosão que pode não ter sido implosão foi mais ou menos abordado nos nossos comentários do episódio três. Muita coisa estranha ficou pendente ali. O fato de Michael ter encontrado o acampamento maltrapilho e os prisioneiros agora estarem na ilha vizinha já prova que são dois lugares diferentes. Resta saber onde fica a vila civilizada, um terceiro local. A grande bomba relacionada à história, creio eu, teria a ver com a ilha ter sido revelada; quanto ao personagem, eu diria que das duas, uma: ou alguém vai se revelar como não sendo quem acreditamos que é (Desmond é um provável candidato), ou teremos uma espécie de "traição involuntária", em que alguém sabia de alguma coisa, mas não sabia que sabia e vai se lembrar. Não me pergunte por que eu digo isso... Intuição, talvez...

***

This picture is hosted by ImageShackExatamente ao contrário do noticiado como verdade por um grande site de séries nacional, os novos personagens Paulo e Nikki foram e estão sendo muito mal-recebidos pelos espectadores em geral. Não "venceram" pesquisa alguma e vêm sendo criticados, sem razão, em tudo quanto é fórum decente lá de fora - os daqui nem vale a pena seguir, claro. Aparece cada um com a "brilhante teoria" de que "a soma dos números dá 108" pra cá, outros gênios concluem "Uau! Aquela língua que falaram na neve é português!" pra lá...

This picture is hosted by ImageShackNosso posicionamento é o seguinte: os dois nem apareceram direito! Deixa eles serem alguém primeiro e depois veja se gosta ou não, pô! A gente só pode opinar (e informar) sobre o que conhece...

Se estão criando essa óbvia aura de engraçadinho-chato pro Santoro agora no começo, tudo pode muito bem ser um "joguinho" pra que não gostem dele agora e ele consiga redenção como um herói ali adiante. Ou seja, daquele mato ainda sai coelho. Quantas vezes isso já não aconteceu em Lost, caramba?? E a Nikki já deu sinais (a ninguém menos que Locke) de que pode ser pelo menos uma cabeça útil...

***

Lembra do piloto de Nobody's Watching, que foi recusado por ser "muito complicado", virou mega-hit (iargh! Eu disse isso?) na internet e que vai virar série de verdade em futuro próximo?

Falaremos mais a respeito dele em breve (incluindo a próxima coluna Serial Frila), mas, por enquanto, vamos a um vídeo hilário que os dois protagonistas, auto-proclamados grandes entendedores de TV como eu e você, fizeram para homenagear o culto a Lost, com direito a cosplay e a um bordão de Arrested Development, pros iniciados:



Sim, o cara se veste de Shannon e... é uma participação especial da própria, numa excelente imitação de homem! Freakin' awesome, dude!