quarta-feira, novembro 08, 2006

Famoso Quem??
::Jane Lynch

Logo dos desconhecidos is hosted by ImageShack

This picture is hosted by ImageShackA multitarefa Jane Lynch (perfil IMDB) tem uma das carreiras mais extensas que eu já vi em termos de participação especial em séries de TV. É impressionante como essa mulher, com o currículo que tem, consegue se manter uma não-celebridade, e ainda por cima por opção. Certamente, você que acompanha séries de TV já a viu como a corretora que vendeu a casa nova de Chandler e Monica em Friends; ou a ocasional terapeuta de Charlie em Two And a Half Men; ou a raramente presente mãe de Pacey em Dawson's Creek; ou a advogada braba (cujo nome dizia "wishin' ya") em The L Word; ou a grande fornecedora misteriosa "Candyman" de Weeds; ou a enfermeira que atende Richard no hospital lá na primeira temporada de Gilmore Girls; ou a professora universitária que ajudou a heroína de Felicity; ou a agente do FBI apaixonada por George Sr. em Arrested Development; ou a dona-de-casa hardcore que mantinha a escrava chinesa (antes de Gaby) em Desperate Housewives...

Não dá pra continuar lembrando todas as suas sempre ótimas participações em séries uma por uma. Basta dizer que Veronica Mars, CSI, Las Vegas, Monk, NYPD Blue, According to Jim, The X Files, NewsRadio, 7th Heaven, The King of Queens, Family Law, Boston Public, The West Wing, Popular, Dharma & Greg, Frasier, Caroline in the City, 3rd Rock from the Sun, Cybill, Party of Five e até Married with Children já receberam a atriz em algum momento, entre muitas outras!

Lynch deve ser uma figura fascinante. Além de alta pra caramba (1,83m sem salto!), ela canta, toca violão, escreve roteiros e peças, é comediante de palco e ativista pelos direitos gays. Desenvolta, já interpretou muito bem da mocinha indefesa à lésbica "butch" (aquele tipo que você mal diz que é mulher).This picture is hosted by ImageShack A propósito, a atriz já fez um belo monte de personagens homossexuais no teatro, no cinema e na TV, mas parece que há um certo tabu em afirmar categoricamente que ela seja lésbica - muito embora isso não faça diferença alguma. O jeitão de "responsável" e de quem está sempre no comando é o que geralmente a leva a interpretar executivas e profissionais sérias, da advogada mais empedernida à traficante mais cara-de-pau. Mas sempre com a aura de "let's talk business", em personagens de extremo profissionalismo.

Também no cinema Jane Lynch andou aparecendo bastante. Com o grupo de loucos que criou o Spinal Tap, ela já esteve nos filmes Best in Show e A Mighty Wind, ambos hilariantes. The 40 Year Old Virgin, Collateral Damage e The Fugitive também contaram com sua participação. Em The Aviator, a atriz interpretaria ninguém menos que a intrépida aviadora Amelia Earhart, famosa por seu pioneirismo, mas o papel foi cortado na edição final.

A carreira de Lynch está a pleno vapor. Os brasileiros poderão vê-la em breve, por exemplo, como a mãe de Will Ferrell em Talladega Nights ou na terceira temporada de Boston Legal. Ou ainda como uma das investigadoras na transição de temporadas de Criminal Minds e, se algum dia estrear por aqui, na nova série de Ted Danson (que parece ser bem bacana), chamada Help Me Help You.