quinta-feira, outubro 19, 2006

Dark Knight vs. Bambi

This picture is hosted by ImageShackHá mais de um mês, um amigo me chamou a atenção para um detalhe interessante em Batman: The Animated Series, aquele desenho revolucionário a que você certamente já assistiu em algum momento. Comecei a escrever e o post ficou parado aqui nos porões do PopStöria, como rascunho, passando despercebido.

Essa animação teve quatro temporadas, entre traços e nomes diferentes (mesmo assim, podemos considerar como sendo quatro de uma mesma série). Na última, há um episódio chamado Legends of the Dark Knight, cuja história fica mais em torno de um grupo de amigos do que do Batman em si. Eles conversam a respeito do Homem-Morcego, descrevem seus pontos de vista a respeito de quem seria aquele homem e até mesmo se ele existe ou não.

Quase no meio exato do desenho, entre as histórias, os garotos saem de onde estavam e andam pela cidade. Passam em frente a uma loja e encontram um conhecido deles, que chamam rapidamente de Joel e continuam andando. Veja abaixo screenshots da cena:

This picture is hosted by ImageShack
This picture is hosted by ImageShack
This picture is hosted by ImageShack
This picture is hosted by ImageShack
This picture is hosted by ImageShack

O tal garoto Joel é uma perua deslavada, fica se enrolando naquela echarpe(?), desmunhecando com seus cabelos compridos e tem uma fala bem afetada. Uma das coisas que o sujeito diz é que o Batman, pra ele, deve ter uma armadura de borracha bem apertadinha. E o nome da loja aparece escrito discretamente sobre ele: SHOEMAKER. This picture is hosted by ImageShackSe você reconhece a pessoa na foto ao lado, sabe onde queremos chegar, né? Se não, ponha o mouse sobre a foto.

A atração maior desse episódio nem é essa "homenagem". A parte final do desenho traz um dos amigos (essa mocinha ruiva de óculos, nas imagens acima) dando sua interpretação. A história que ela conta é nada menos que uma adaptação bastante fiel do clássico The Dark Knight Returns, aquela história de Frank Miller sobre a qual você já deve ter ouvido falar mesmo que você não seja fã de quadrinhos. Ficou de cair o queixo! E, claro, o conhecedor de quadrinhos vai reconhecer a mocinha como a Robin de DKR.

Assista ao episódio completo no YouTube, se quiser tirar a prova:

- Parte 1
- Parte 2