terça-feira, outubro 17, 2006

Lostícias 8

This picture is hosted by ImageShackThe Glass Ballerina: não há muito a se dizer a respeito desse segundo episódio da terceira temporada de Lost. Em termos de revelações, choques e expectativas, ele ficou bem abaixo do primeiro. Mas tem grande importância e trouxe lá suas curiosidades, também.

A propósito, quem não viu o episódio ainda pode ler sem problemas. Foi tudo tão tranqüilo que nem mesmo há spoilers.

Depois de nos centrarmos nos prisioneiros Jack, Kate e Sawyer, é a vez de mostrar outro grupo, o de Sayid, Sun e Jin no barco. E os flashbacks cabem à coreana, que quebra uma estatueta de vidro (daí o título) quando criança e põe a culpa na empregada. As cenas seguintes falam de como se desenrolou sua traição ao marido Jin, que começou em flashbacks de capítulos anteriores. Mas a recordação começa e termina com "queda e quebra", certo? De quem é a culpa e quem leva a culpa?

O texto principal é o de que Sun é muito diferente do que suponhamos que ela seja. Ainda que aparente delicadeza, submissão e toda aquela imagem da fragilidade, ela esconde uma personalidade bem mais complexa, agressiva e até bem sacana, capaz de fazer muita coisa errada. Então, a grande intenção do episódio é dar essa dica, mas cada espectador fica com uma noção diferente de quem é a coreana, e só assistindo mesmo pra entender por onde passa sua personalidade. Os produtores e a própria Yunjin Kim avisaram antes...

Há um subtexto misterioso do qual não dá pra concluir nada: Ben não imagina como os sobreviventes possam ter um barco (o de Desmond). Onde então ficou Kelvin Inman nessa história? E o próprio Desmond? A propósito, o nome completo de Ben é revelado - mais uma vez, sem causar alarde nenhum. Ele é Benjamin Linus, diz que viveu sua vida inteira na ilha e mantém mesmo contato com o mundo exterior, como já era sabido (pelo menos até 29 de novembro de 2004, data em que se passa o episódio).

This picture is hosted by ImageShackTalvez o máximo de "segredo" que haja no episódio seja uma nova aparição dos números em flashback. Quando Jin confronta Jae, o amante de Sun (a confrontação tem outros motivos), dá pra ver que o quarto de hotel do careca é o 1516. Ou seja, o quarto em que Sun traía Jin, onde ela pode ter concebido seu bebê (questão ainda em aberto) e que "levou" à fuga do casal para os EUA - tudo bastante determinante - tem relação direta com os números.

Claro que, pra quem está mais preocupado com as questões mundanas imediatistas (e francamente bestas, no contexto), rola um beijo que vinha sendo esperado. Mas as intenções por trás dele não ficam muito claras - as mesmas pessoas preocupadas com bobagens podem "ter certeza" de que sim, mas não, não são claras.

Foi mais como um episódio "de carreira", e não um "greatest hit". Mas interlúdios assim são necessários pra que a grande história se desenvolva, apesar dos protestos dos fãs que não compreendem essa necessidade. Para a semana que vem, é esperado o enfoque a outro grupo, o dos acampados na praia. E onde está Hurley nesse meio-tempo?

***

This picture is hosted by ImageShackUm amigo "convertido a Lost" me avisou nesse fim de semana que a revista Cebolinha de setembro (não lembro o número) trouxe a Turma da Mônica fazendo uma paródia da série.

Como estamos no começo de outubro e, segundo ele, a revista saiu bem no fim do mês, você ainda deve encontrar por aí. Dá uma folheada, é a primeira história. Tudo escuro, a cena do olho, um bocado de neura e a bobeira de costume (a começar do péssimo nome "Losti"). Mas pelo menos o final é engraçado, quando eles descobrem onde estão.

This picture is hosted by ImageShack

Dizem que, como sempre, o Mauricio de Sousa tem um álbum maior em produção, abordando mais abertamente a trama de Lost (cujo final ninguém conhece, nem ele). Aí, deixa de ser "bonitinho" e "curioso" pra virar o oportunismo habitual do empresário.

***

Michael Ausiello, o cara do TV Guide que sempre está por dentro de segredos e tramas ainda não filmadas das séries, adiantou trecho de uma filmagem de Lost. Vai primeiro o texto dele em inglês e depois os breves comentários a respeito. Ele não diz, mas adianto que quem vai ter esse sonho na série é Locke:

Charlie and Claire are getting married. Kinda. As revealed in this week's issue of TV Guide (a must-have for Josh Holloway fans), the Oct. 11 episode will feature an airport dream sequence in which Hurley is an Oceanic flight attendant, Desmond's the pilot, and Charlie and Claire are husband and wife. The sequence may also include a special appearance by someone who's no longer a full-time employee of the show.

Pois bem, sonhos nunca devem ser interpretados literalmente, por mais literais que eles pareçam a quem sonhou. Lembra de Twin Peaks? Como ninguém sabe do que se trata essa mistura que Locke fez em sua cabeça, cabe uma tentativa de interpretar. Uma tentativa! This picture is hosted by ImageShackTudo o que eu vou escrever aqui embaixo é mero ensaio de especulação embasado em coisas que já existem, então, fique avisado.

- Hurley como empregado da Oceanic Airlines: posto em linhas gerais de interpretação, isso me faz crer que Hurley é um cara prestativo, uma ajuda constante. Mas, ao mesmo tempo, ele pode servir (sem intenção, dada a primeira parte) a um interesse "maligno", seja a Oceanic ou a Fundação Hanso, uma vez que ele já tinha contato direto com os números. A cabeça de gente mais ou menos normal feito a gente costuma simplificar as coisas em sonhos, então "maligno" seria a palavra certa. Teríamos então uma representação para "Hurley tem servido o povo sacana esse tempo todo sem saber".

- Se Desmond é o piloto do avião, não apenas ele também é um "empregado do demônio" como tem uma participação-chave, já que ele está "no comando". Isso significa não apenas um contato bastante estreito com o lado ruim, mas, vendo por outro lado, pode significar que ele seria o pivô de algo grande, como o resgate dos sobreviventes. Ligando-o aos Widmore (representantes do "lado mau"), aos esforços para encontrar a ilha (que partem de gente ligada a Desmond e mais a nenhum outro ilhado) e ao fato de Desmond ter chegado à ilha por meios que não o acidente de avião (ele não estava nos mesmos "planos originais"), Desmond poderia ser o futuro responsável indireto pela salvação de todos graças às suas ligações no passado.

This picture is hosted by ImageShack- Charlie e Claire como marido e mulher: sinceramente, não sei como interpretar isso... Talvez haja laços maiores entre eles do que poderíamos supôr até agora. Será que Aaron "nasceu errado" e era pra ter sido filho de Charlie? O que já foi especulado lá fora (por conta de um episódio no fim da segunda temporada com o flashback de Ana-Lucia) é que Jack e Claire poderiam ser irmãos. Vai ver que Charlie e Claire é que seriam irmãos, razão pela qual se conectaram fácil daquele jeito, depois brigaram e voltaram às boas, mas nunca foram muito fundo na relação.

- Finalmente, além do conteúdo do sonho em si, talvez seja importante perguntar por que isso foi sonhado justamente por Locke (e não por qualquer outro personagem) e com qual finalidade ele teve esse sonho específico (e não qualquer outro sonho). Locke já demonstrou antes que costuma ter umas premonições atenuadas e projetadas pouco tempo no futuro. Buscando responder às duas coisas ao mesmo tempo, digamos que o fato de esse sonho ter partido de quem partiu, então, não é assim tanta novidade. Reafirmando minhas suspeitas anteriores, eu diria que é a "programação" dele que o leva a isso (essa coisa de "programação" dos personagens ainda vai se revelar, pode apostar), e não um dom sobrenatural ou um "contato com o divino" por força de sua fé.

***

Vão aí algumas fotos selecionadas da tal festa na praia de Honolulu, que marcou a estréia da terceira temporada há algumas semanas. De novo, minhas reverências a Emilie De Ravin (primeira foto).

This picture is hosted by ImageShack This picture is hosted by ImageShack
This picture is hosted by ImageShack This picture is hosted by ImageShack
This picture is hosted by ImageShack
This picture is hosted by ImageShack

***

Acho que as Lostícias devem diminuir um pouco depois desta agora. Afinal, já existe uma Lostpedia em português (ainda que capenga, como todo conteúdo da internet adaptado à nossa língua por quem não a conhece) e os pontos "curiosos" que a gente poderia apontar já vêm sendo abordados por lá. Sem falar que, mesmo em português, tem muito neguinho bem mais à-tôa e tarado pela série do que eu...