quarta-feira, outubro 25, 2006

Mrs. Cusack, you're the man

This picture is hosted by ImageShackSabe aqueles casos de ator ou atriz que costuma passar batido, mas que você conhece de pontas em séries ou filmes assim mesmo? Pois é.

Você certamente já viu Joan Cusack pra muito lado. Ela teve até uma série muito ruim que não durou nada, há poucos anos, com seu nome no título e tudo. Seus grandes projetos mais recentes são dois filmes de elencos bem interessantes: Friends With Money e The Last Guy On Earth.

Agora, por que raios falar dela nesta ocasião?

Um dos pontos mais reconhecíveis dessa senhorita, além dos medianos a bem decentes dotes como atriz e do fato de ser irmã do John Cusack, é a aparência um tanto desagradável aos olhos masculinos em geral. Basta lembrar, por exemplo, que era ela a diretora travadona em School of Rock.

Por conta dessa aparência angulosa demais, escrevam ctrl+C, ctrl+V no que eu digo: essa, digamos, jovem senhora tem uma séria possibilidade de ser muito bem notada se derem a ela rápido o papel certo. O tal papel seria o de um homem - seja uma drag king, um cara mesmo, um tio gay com crise de meia-idade, mas que seja um papel que envolva ela ser um homem de algum jeito. Entenda-se que isso não é ofensa alguma, e estaria mais para um elogio - o bom aproveitamento de algum talento, inclusive físico, que vem passando despercebido. E teria de ser um papel estupidamente sério, profundo e bem construído, de Boys Don't Cry (com Hilary Swank) pra cima, marcante feito Transamerica. E você verá como ela aparece.

Acho que ainda assim seria daqueles casos de alguém que vem conhecido por anos e anos, porém despercebido, e então é "descoberto" num papel que muda sua carreira durante uns dois anos, concorre ao Oscar (ganha?), merece elogios da crítica da Terra do Fogo ao Trans-Siberian News... e depois acaba voltando pra salinha de coadjuvantes profissionais. Mas redefine sua carreira inteira por um papel.