domingo, outubro 08, 2006

Uma noite em Eltingville

This picture is hosted by ImageShackEra umas 3h ou 3h30 da madrugada de sábado pra domingo quando eu liguei a TV muito por acaso, antes de dormir. Nessa hora e nesse dia - conselho adiantado para notívagos - quase não há o que se ver, mesmo na TV a cabo. Um único programa vale a pena: as reprises seguidas do bloco [adult swim], os desenhos adultos do Cartoon Network.

Ontem, eu resolvi dar uma verificada na programação do bloco, que eu já não acompanho faz tempo, em grande parte por causa do excesso de repetições dos mesmos desenhos over and over and over. Peguei no começo um desenho que eu nunca tinha visto, chamado Welcome to Eltingville. Naquele momento, tudo valeu a pena: ligar por acaso, dormir um pouquinho depois, rolar de rir mesmo com a cabeça rodando...

Eltingville, na verdade, foi feito como piloto para uma série, mas acabou virando uma "edição especial", um one-shot, como se diz das edições de um só número. O desenho nasceu como adaptação de uma série em quadrinhos (ganhadora do Prêmio Eisner) chamada The Eltingville Club, que era parte da revista Dork!, criação de Evan Dorkin.

This picture is hosted by ImageShack

A história acompanha quatro amigos que formam um clube na cidadezinha de Eltingville, um subúrbio verdadeiro de Nova Iorque. São eles Bill (o presidente nerd especializado em quadrinhos), Josh (o secretário nerd obeso para assuntos sci-fi), Pete (o secretário nerd para terror, trash e tosqueiras afins) e Jerry (o secretário nerd do RPG e mestre dos jogos). Notou o traço em comum? O desenho é uma reciclagem sem fim de inutilidades da cultura pop, venham elas de cinema, quadrinhos, ficção científica, outros desenhos animados, bobagens cult, videogames, séries de TV, "sabedoria" de almanaques pop em geral e da própria cultura do nerdismo.

O tal episódio único ganhou o nome de "Bring me the Head of Boba Fett". Bill e Josh disputam um boneco do Boba Fett que chegou na loja de quadrinhos preferida do grupo, freqüentada por "aquele" pessoal esquisito de costume e gerida por um sujeito sempre pronto a explorar descaradamente a nerdice alheia.This picture is hosted by ImageShack Quem identifica algo do título já pode saber que vai gostar do desenho. Boba Fett foi um personagem obscuro da Trilogia Clássica de Star Wars, cultuado durante muito tempo, até que George Lucas correspondeu ao culto e o trouxe para um relativo primeiro plano na "Trilogia Vagabunda".

Como nenhum dos amigos tem grana (acontece na maioria das histórias nerds), eles tentam decidir quem vai ter o direito de comprar o boneco num duelo de cultura inútil. Só que Dorkin sabe mesmo escrever um duelo desses, e com isso cria um verdadeiro tesouro para apreciadores! O tal boneco (perdão, action figure), por exemplo, existe mesmo, foi lançado em 1980 e é um item raríssimo para os colecionadores reais - ou seja, "é um collectible e não um brinquedo", como eles sempre dizem.

Também a loja de quadrinhos, os diálogos, a caracterização dos personagens e até os cenários aparecem sempre recheados de informações verdadeiras, porém inúteis, do mundo pop. Quer mais? Se todas essas referências não bastam, saiba que as piadas são excelentes e podem ser muito bem entendidas para além do exclusivo universo geek. Dizem que os quadrinhos originais de Dorkin eram até mais azedos que a sátira do desenho. E a música-tema ainda berra "Não há nada de errado com a gente! / NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM A GENTE!".

This picture is hosted by ImageShackLi por aí que, por alguma razão, o Cartoon Network já exibiu esse episódio único no Brasil mais de uma vez. A notícia ruim é que esse piloto é de 2002, e até hoje não se soube de qualquer iniciativa para transformá-lo numa série. Nada mais de Welcome to Eltingville foi produzido, o que é uma vergonha. Na internet, todas as referências que encontrei ao desenho (sem pesquisar muito a fundo) foram extremamente positivas. Mesmo que os "verdadeiros" nerds não saibam rir de si mesmos, acabam rindo de Eltingville assim mesmo por identificar os colegas...

Felizmente, nós aqui do PopStöria ("nós" significa eu e os gnomos da redação e as vozes na minha cabeça) podemos fazer mais do que informar isso tudo. Oferecemos ao leitor o piloto inteiro em duas modalidades. Primeiro, se você dispõe de um cliente eMule e quer baixar o AVI, pode clicar aqui. Se quiser assistir no seu navegador, o YouTube traz o episódio dividido em três partes e em inglês.

- Parte 1
- Parte 2
- Parte 3

Um conselho: sabe inglês? Gosta de desenho? Adora essas mesmas bobagens? Então assista djá!