sexta-feira, outubro 20, 2006

Poshlust!

This picture is hosted by ImageShackEnfim, encontrei uma palavra com a qual definir a maneira correta de enxergar o culto desmedido a determinadas celebridades, famosas por coisa alguma (e até a despeito de algumas características). E essa palavra é em russo.

Poshlust é sua grafia dentro da fonética inglesa (ou seja, "pósh + lâst" mesmo), mas não pergunte como pronunciar isso em russo. Eu nunca pronunciei fora da minha cabeça.

O belo significado dessa palavra é daqueles difíceis de traduzir. Representa aquilo que contém um excesso de vulgaridade, de superficialidade e de banalidade beirando o ultrajante (pessoa, pensamento, etc), mas que ainda assim é tratado com paradoxal reverência, seja da forma como for, longe do lixo que deveria ser considerado. A mera menção muitas vezes pode ser essa forma de reverência (por essa mesma razão, nem damos exemplos); se falamos de capa de grandes jornais, revistas e sites, está feito o estrago.

Segundo o escritor Vladimir Nabokov (o homem da Lolita, você sabe), o poshlust é especialmente poderoso por representar um lixo que não é imediatamente óbvio e que mimetiza legítimos valores artísticos, filosóficos, emocionais, políticos, sendo então recepcionado e celebrado a despeito de sua infinita mediocridade. O lixo como o conhecemos é geralmente reconhecido de imediato; mas o lixo disfarçado que ganha atenção e acaba sendo abraçado pela sociedade como algo digno de nota, enganando todo mundo quanto à verdadeira essência... é poshlust!

Resumindo: nem tudo o que reluz é ouro, nem toda exposição é mérito (ou demérito), nem tudo o que é deveria ser. Pra não ser enganado, desconfie de unanimidades e do elogio de bobos-alegres reconhecidos.